A MENTIRA (2010)

A Mentira | Easy A | dir. Will Gluck | EUA | ★★★★

A Mentira Poster

Olive (Emma Stone) é uma típica estudante colegial. Quando ela tenta encontrar uma maneira de não aceitar o convite de sua amiga (Alyson Michalka) para passar um fim de semana na casa de seus pais, ela inventa que terá um encontro com um cara mais velho. Na outra semana, enquanto sua amiga insiste para que ela conte o que houve no tal encontro, Olive inventa que fez sexo com o pretendente. A mentira, que deveria ser inocente, acaba sendo ouvida por Marianne (Amanda Bynes), a fanática religiosa que comanda um grupo de evangélicos tentando manter a lei dos bons costumes divinos na escola. A fofoca acaba se espalhando, fazendo com que Olive se torne a garota mais popular do colégio.

Olive já se difere das típicas garotas retratadas pelos filmes colegiais pelo simples fato de ser inteligente e sagaz. Por ser apaixonada por “A Letra Escarlate” (obra publicada originalmente em 1850), ela toma a decisão de carregar no peito o famoso “A” em vermelho, símbolo que a protagonista do livro é obrigada a usar em pleno século XVII ao ser impiedosamente acusada de adultério. Olive, inclusive, recomenda a todos que leiam o livro ou veja o filme (“o original, não aquele com Demi Moore fazendo um sotaque britânico sofrível”). As personagens do longa e do livro, levando em conta as óbvias diferenças temáticas, carregam uma semelhança interessante, cada qual em seu meio histórico.

A Mentira” possui suas deficiências, é verdade. Boa parte delas quando a família de Olive é mostrada. Assim sendo, podem ser enxergados alguns traços de boa vontade e sacadas muito bem alinhadas no roteiro, que ainda contém boas cenas nostálgicas homenageando os filmes de John Hughes, diretor de verdadeiros ícones oitentistas como “Curtindo A Vida Adoidado” (1986), “Gatinhas e Gatões” (1984) e “Clube dos Cinco” (1985). “A Mentira” é assumidamente um exemplar de filme descartável, mas que consegue a proeza de ser inteligente a ponto de se tornar algo bom de ser assistido.

Resumo
Data
Título
A Mentira
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. olha só, como sessao da tarde é o que mais vimos nos cinemas, a mentira é até interessante, mas como vc disse “descartavel mas inteligente”

  2. Adorei o filme. Cumpre bem o objetivo que é ser um filme leve e engraçado e ainda pode surpreender muita gente, ainda mais se formos assistir sem pretensão alguma, como vc disse.

    No meu caso foi assim =D

    teh mais

    p.s.: Não sei se vc gosta de ler mas, se interessar, tem um sorteio de livro lá no meu blog. Fica o convite para particpar, se quiser.

  3. Estou pra comentar este filme também. Sabe que adorei o longa? Como você mesmo disse, é apenas um entretenimento, mas este filme consegue ser um tanto inteligente e contém um ótimo “timing cômico”. Achei que a Amanda Bynes, estava muito bem como a fanática. As melhores cenas! ha!

    []s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *