A NEGOCIAÇÃO (2012)

A Negociação | Arbitrage | dir. Nicholas Jarecki | EUA | ★★★★

A Negociação Poster

A Negociação” surpreende pela agilidade da história, que não se perde um segundo sequer. Tudo é bem amarradinho, com espaço para confrontos nos momentos adequados. Quer dizer, se repararmos de forma bem simplista, o filme é, para bem ou mal, um trabalho que investe pesado em elementos de tensão E oportunidade de atores de sobressaírem (Richard Gere que o diga). Entretanto, existe conteúdo nessa formulação, o que vai deixando a experiência mais reveladora e surpreendente. Robert Miller (Richard Gere) é um empresário de sucesso. Rico, charmoso, bem sucedido, filantropo, bom marido, bom pai, bom avô. Desses que saem na capa da Forbes como um dos homens de maior sucesso de alguma área em franca ascensão. Mas nem tudo é o que parece. Robert tenta repassar sua empresa antes que venha à tona um deflagrável crime empresarial que pode acabar com sua reputação. Como se não fosse o bastante, um acidente envolvendo sua amante (Laetitia Casta) poderá desmoralizá-lo de vez. Para se manter no controle, Robert contata Jimmy (Nate Parker), um garoto de origem pobre, que deve favores para Miller. Em termos marqueteiros, “arbitrage” (que também é o título original do filme) é a prática de fazer com que se obtenham lucros sem precisar, em contrapartida, tirar dinheiro do bolso. É ganhar sem aplicar. No cinema, isso é explorado continuamente. O jogo de gato e rato no poder sempre esteve em voga, o que pode ser visto em diversos ciclos nos últimos trinta anos, pelo menos. Exatamente por isso, fica difícil nos surpreender com novas histórias, que estão ficando cada vez mais engenhosas. Eu diria que “A Negociação” está na medida certa. A linguagem é facilitada para não ficar muito distante do entendimento público, mas nem por isso se perde nos desafios da própria trama, fazendo um casamento perfeito entre bom conteúdo e didatismo. Prevejo uma boa recepção quando for exaustivamente reprisado na TV.

Resumo
Data
Título
A Negociação
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

4 Comentários

    • É normal o pessoal fazer comentários no blog sem ter visto o filme, rapaz. Não fique nervoso!

  1. Ainda não vi o filme, mas quero muito ver desde o ano passado quando choveu boas críticas à Richard Gere. Aliás, tinha gente até apostando em uma possível indicação dele ao Oscar, né? rs Por conta da atuação dele, eu tenho curiosidade, agora quanto ao filme em si… Enfim, achei sua crítica bem animadora!

    p.s.: Susan realmente tá virando coadjuvante de luxo. Ultimamente, ela só vem fazendo figuração. Uma lástima e um baita desperdício isso!

  2. Como não sou fã do ator…….não criei coragem. Porém, seus elogios me fizeram dar uma chance ao filme.

    Nada como um bom leque de sites para podemos beber de diversas fontes e opiniões.

    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *