A ONDA (2008)

A Onda | Die Welle | dir. Dennis Gansel | Alemanha | ★★★★★

A Onda Poster

Como exemplo pedagógico fundamental para qualquer pessoa ligada ao ramo da educação, “A Onda” surge como um filme obrigatório para conhecer uma forma tão eficaz quanto o papel do docente na transposição da História para o ensinamento e saber até onde seu sistema de ensino pode chegar quando levado ao extremo. Interessante também para jovens estudantes, para terem contato com o verdadeiro aprendizado do que são ideologias, conhecendo suas principais características, funcionamento e, o mais importante, suas consequências.

O professor de História Rainer Wenger (Jürgen Vogel) foi contrariado dar um curso sobre aristocracia, quando seu maior desejo era lecionar sobre anarquia. Para sua surpresa, seu curso é bastante requisitado, porém, ele luta para manter a apreensão dos seus alunos. Querendo exemplificar da melhor forma o que é o cerne da tal aristocracia, ele resolve simular essa forma de governo se intitulando líder dos alunos, que passam a ser seus subordinados. Apesar do estranhamento inicial, a maioria dos alunos abraça a ideia. Uma ideologia levada tão a sério acaba levando às consequências trágicas e, em uma semana, Wenger vê que a situação fugiu completamente de seu controle.

A história é baseada numa história real ocorrida na Califórnia, em 1967. De uma maneira geral, a aristocracia é uma forma de governo onde o líder máximo do Estado detém o total controle de todas as camadas governamentais e exerce grande dominação através de vários mecanismos de poder, como a execução em massa do grupo que for contra seus preceitos e o nacionalismo exacerbado. Um dos exemplos mais vivos da história contemporânea é Adolf Hitler, líder do partido Nazista que ficou a frente da Alemanha de 1934 até 1945. E é ainda mais importante ressaltar que, por se tratar de uma produção alemã, as referências ao nazismo são vistas repetidas vezes ao longo do aprendizado dos alunos.

A Onda” tem um grande valor pelo tema abordado. Tema este que, se levado para outros patamares sociais, ainda pode explicar até mesmo a razão pela qual a grande intolerância religiosa é tão prejudicial à nossa sociedade.

Resumo
Data
Título
A Onda
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

  1. É o poder de uma ideologia que se afinca numa sociedade que ainda sofre os preconceitos do nazismo. Eu gosto do filme, bem feito e bem montado, e é um ótimo exemplo sobre as diversas influências da hierarquia social e da intolerância, como você bem falou em seu ótimo texto.
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *