A ORIGEM (2010)

A Origem | Inception | dir. Christopher Nolan | EUA | ★★★★★

A Origem Poster

Sabe aqueles filmes tão, mas TÃO complexos, que qualquer momento de dispersão na história pode fazer com que o entendimento dele seja ameaçado? Pois é, “A Origem” é assim. E avisado sobre essa complexidade toda, assisti preparado para quase duas horas e trinta minutos em meio a conceitos, regras de como lidar com tantas informações em tão pouco tempo e particularidades de um roteiro soberbo. Mas confesso que, logo na primeira parte da projeção, todas as peças do jogo foram dadas de maneira satisfatória. O que é exigido, a partir daí, é dedicação por parte do espectador, principalmente para o fã de ficção científica, que é o público que mais vai se deliciar nessa aventura.

Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) não é um ladrão convencional. Juntamente com seu comparsa Arthur (Joseph Gordon-Levitt), ele põe em prática seu talento para invadir a mente das pessoas e tomar posse de ideias ocultadas no profundo subconsciente de suas vítimas que, para melhor efeito de seu trabalho, se encontram dormindo. Mas a proposta do milionário Saito (Ken Watanabe) garantirá para Dom a saída da vida de criminoso e o retorno para sua casa nos EUA, onde se encontram seus filhos após a perda da mãe (Marion Cotillard). Essa última tarefa seria, ao invés de roubar, implantar uma ideia (uma “inception“, daí vem o título original), fazendo com que o herdeiro Robert Fischer (Cillian Murphy) divida o império de seu pai recém-falecido (Pete Postlethwaite) e deixe de ser uma ameaça corporativa para Saito.

Maiores particularidades da história devem ser contadas no próprio filme para que se mantenha a mágica da descoberta de que Christopher Nolan é uma mente brilhante. Todos os ingredientes são dados, basicamente, na conversa inicial entre Cobb e Ariadna (Ellen Page). Nolan, por sinal, não satisfeito em escrever um roteiro que por si só já é uma grande sacada, dirige seu longa de forma impecável, fazendo com que toda a sua equipe técnica tenha sua fatia de importância igualmente exemplar. “A Origem” é um filme inteligente para pessoas que querem pensar ao mesmo tempo em que se divertem.

Resumo
Data
Título
A Origem
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *