A ÚLTIMA CEIA (2001)

A Última Ceia | Monster’s Ball | dir. Marc Forster | EUA | ★★★★

A Última Ceia Poster

Na cerimônia de entrega do Oscar de 2002, o momento mais marcante foi o discurso histérico (mas não menos emocionado) de Halle Berry, tida como a primeira atriz negra a vencer na categoria. O filme que deu essa oportunidade à Halle foi esse “A Última Ceia”, que resolvi reassistir depois de muito tempo para saber como a obra falaria comigo. E tudo ainda continua muito impactante, pois o adulto roteiro da dupla Milo Addica e Will Rokos nos mostra que a felicidade depende de uma série de abstrações que devemos nos permitir para TALVEZ encontrar uma ideia de satisfação pessoal. A história é das mais irônicas possíveis. No sul dos EUA, o agente penitenciário Hank (Billy Bob Thornton) tenta reerguer sua vida após seu único filho, Sonny (Heath Ledger), ter se suicidado, o obrigando a viver somente com o seu adoentado pai (Peter Boyle), um senhor extremamente racista. Numa noite tumultuada, ajuda a garçonete Leticia (Halle Berry), negra, endividada, com um único filho obeso após o marido ter sido condenado à cadeira elétrica. Hank e Leticia acabam iniciando um relacionamento para suprir a solidão de ambos. A direção do até então desconhecido Marc Forster (depois chegou a fazer “Em Busca da Terra do Nunca”, “Mais Estranho que a Ficção” e “007 – Quantum of Solace”) é estilosa, alternando momentos extremos de conflitos familiares e uma bizarra cena de sexo quase explícito. Em “A Última Ceia”, o que mais impressiona, além da atuação impecável de Halle Berry, é justamente essa reflexão acerca da pequenez humana tendo que driblar os momentos mais tristes da vida para sobreviver com algum tipo de ilusão de felicidade para lidar com si mesmo. Pode parecer filosófico demais, porém é justamente essa a ideia que está sendo discutida aqui. Recomendo assistir ao filme com o aviso de que é um longa triste e MUITO trágico.

Resumo
Data
Título
A Última Ceia
Avaliação
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