AMNÉSIA (2000)

Amnésia | Memento | dir. Christopher Nolan | EUA | ★★★★★

Amnésia Poster

Amnésia” é um dos filmes mais inteligentes que eu conheço. Hoje, sabendo da genialidade de Christopher Nolan, o filme de 2000 funciona como um salto inicial do inglês que, a partir do conto “Memento Mori” (escrito pelo seu irmão mais novo, Jonathan), constrói um roteiro que não se apoia somente na edição excepcional de Dody Dorn. Contado de trás para frente, acompanhamos a investigação pessoal de Leonard Shelby (Guy Pearce), um homem que busca vingança contra aquele que estuprou e matou sua esposa, além de ter lhe causado um dano cerebral que o faz esquecer-se de acontecimentos recentes. Isso faz com que Shelby se guie através de anotações em bilhetes, polaroides e tatuagens espalhadas por todo o corpo. Em sua busca, ele contará somente com o conhecido Teddy (Joe Pantoliano) e a garçonete Natalie (Carrie Anne-Moss). O protagonista, como ele mesmo já se apresenta, precisa ser extremamente organizado para conseguir conviver com sua condição. Ora, se ele precisa recorrer às fotos e anotações para se situar na vida que o cerca, como ele poderia sequer lembrar-se de conferir seus lembretes? É uma pergunta que deve ser obrigatoriamente esclarecida, mas Christopher Nolan faz ainda mais. Numa trama paralela e intencionalmente na ordem cronológica tradicional, sabemos quem é o tal Sammy Jankis – ao mesmo tempo em que é respondida a minha pergunta – ou para quem está sendo narrada a história. O fato de ser construído de maneira inversa (isto é, “Amnésia” começa pelo seu final e vai se encaminhando para o início da história, e é curioso como o clímax se encontra justamente nisso) não torna o filme como algo quase impossível de ser acompanhado. É diferente no início, contudo, logo somos habituados com a dinâmica, onde as cenas terminam com o início da cena anterior. Trata-se de um filme extremamente inteligente, mas jamais poderá ser chamado de pedante.

Resumo
Data
Título
Amnésia
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

8 Comentários

  1. Guy Pierce em um grande sucesso. Sou fã do ator e do diretor deste filme. Não sei porque cargas d’água, Guy não é tratado como deveria em Hollywood. O cara é bom ator… Este filme , Amnésia, não é para todos os públicos. É um filme que parece ser absolutamente sem pé nem cabeça, mas à medida que vamos compreendendo o filme, a coisa toda faz sentido. Para mim, foi um filme que fez história, pois demarcou um gênero que foi bastante utilizado em outros roteiros. Depois de Amnésia, não há espaço para banalidades. A gente até se sente constrangido quando assiste um filme com roteiro fraco.

  2. Você comentou muito bem sobre um filme que eu não tive coragem de resenhar. Fiquei encarando o editor de texto sem saber o que falar.
    Após assistir, minha cabeça explodiu e não saiu nenhuma palavra. Recomendadissimo pra quem quer sentir coceira no cérebro aehiiehoehioae

  3. A razão desconhecida pela qual ele perdeu é pq Nolan, na época, não era filiado ao Sindicato e meio q se recusava a faze-lo. Ele meio q foi punido.
    Mas Amnésia é um espetáculo! Parabéns pelo texto!

  4. Ainda não assisti esse filme em particular, mas o Nolan é realmente genial. Todos os seus filmes prenderam minha atenção do começo ao fim. Ótimo texto, como sempre.

    Ah, e você já ouviu falar do filme Archie’s Final Project? Basicamente é a história de um menino que decide se suicidar e filmar a ação para o projeto de filmes escolar. Soa bem deprimente, mas ouvi ótimas críticas e, pelo trailer, parece ser bom mesmo. Estou tentando assistir mas na única locadora que presta aqui na minha cidade não tem e por ser um filme ‘independente’, não muito conhecido, não consigo achar nem para download. De qualquer forma, adoraria saber sua opinião sobre o filme. Espero que tenha mais sorte que eu para achá-lo ^-^’

    Beijos,
    A Macho Alfa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *