ANTES DA MEIA-NOITE (2013)

Antes da Meia-Noite | Before Midnight | dir. Richard Linklater | EUA | ★★★★★

Antes da Meia-Noite Poster

Numa dessas semanas em que São Paulo foi palco de inúmeros protestos contra o aumento da passagem de ônibus e outros temas adjacentes, eu aproveitei que seria impossível andar na cidade e descambei pra sala de cinema mais próxima a fim de assistir esse “Antes da Meia-Noite”, que, por enquanto, fecha uma das trilogias mais românticas que se tem conhecimento. Escrito mais uma vez pelo diretor Richard Linklater junto aos atores Ethan Hawke e Julie Delpy, agora nos deparamos com Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) quase dez anos depois de se reencontrarem em Paris (palco do filme anterior).

Agora casados e pais de duas garotinhas gêmeas, eles estão na Grécia a convite de um intelectual da cidade. Vivendo em Paris desde que se casaram, Jesse e Celine agora passam pela crise dos quarenta, enquanto a relação pode estar sendo ameaçada pela culpa sentida de Jesse (que quer morar nos EUA pra ficar mais perto do seu primeiro filho), enquanto Celine quer aceitar uma proposta de emprego em Paris. Essa divergência sobre morar na França ou morar nos EUA é pequena diante do turbilhão de chumbos trocados pelos dois protagonistas da história.

Antes da Meia-Noite” é, portanto, um filme indicado para quem gosta de desafios prosaicos, pois é abarrotado de diálogos, especialmente relações sendo discutidas. Com isso, o cenário grego, com suas ruínas e eterno berço da filosofia, vai de encontro ao momento atual em que se encontram esses personagens apaixonantes. Sagazes, inteligentes, bem humorados, afetados, dramáticos, verborrágicos, enfim, tudo o que é vício e virtude pode estar presente nesses dois. Mesmo em meio a tanto falatório dramático protagonizado por Jesse e Celine, eu sai do cinema bem mais leve do que entrei. Até porque não é só conflito. Tem cenas de nos deixar com sorrisinho bobo, tamanha a cumplicidade desse casal. Também foi uma ótima ideia acrescentar outros personagens, mesmo que passageiros.

Antes da Meia-Noite” é romance pra gente grande. Aceite esse fato e vá ao encontro de um provável último filme com Jesse e Celine (espero profundamente que não).

Filmes Relacionados:

Antes do Amanhecer (1995)
Antes do Pôr-do-Sol (2004)

Resumo
Data
Título
Antes da Meia-Noite
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *