ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO (2007)

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto | Before the Devil Knows You’re Dead | dir. Sidney Lumet | EUA | ★★★★

Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto Poster

Todo bom cinéfilo deve saber ao menos quem foi Sidney Lumet (1924 – 2011), cineasta que, somente na década de 70, fez pérolas como “Serpico” (1972), “Um Dia de Cão” (1976) e “Rede de Intrigas” (1976). Esses exemplos já foram suficientes para torna-lo um realizador digno de citações pra muita gente. Embora não tenha dado continuidade a uma carreira de grandes filmes enfileirados (mesmo que não tenha deixado de ser ativo), Lumet rodou o seu último filme aos 84 anos e, se já me permitem dizer, foi uma bela despedida. “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” é a prova de que experiência conta, e muito, para a condução de uma boa história.

Nesse caso, somos apresentados a um assalto de joalheria que irá desencadear uma série de acontecimentos trágicos, que vão permeando a história do começo ao fim. O que pode ser adiantado é que dois irmãos estão sumariamente ligados ao crime, cada qual com suas razões. O calculista Andy (Philip Seymour Hoffman) quer encobrir o rombo que fez no trabalho (que irá passar por uma auditoria em breve) e largar tudo para viver com a esposa (Marisa Tomei) no Rio de Janeiro. Hank (Ethan Hawke), por sua vez, é mais instável e sofre com as constantes cobranças da ex-mulher (Amy Ryan) para que pague a pensão alimentícia em atraso da filha.

Essa simples configuração irá ser desenvolvida da melhor maneira possível, num texto não linear e repleto de revelações que só não são mais surpreendentes por serem profundamente pesadas. Ponto para o roteiro do estreante Kelly Masterson, que vinha com uma extensa bagagem do teatro. Uma de suas maiores facetas é saber delinear seus personagens, como o exemplo do execrável personagem de Philip Seymour Hoffman, que vai ficando cada vez mais interessante e – quem diria – compreensível (não confundir com “justificável”) após uma linda cena de confronto pai-e-filho com o experiente Albert Finney. “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” é um filme que todo bom diretor gostaria de ter como sua chave de ouro.

Resumo
Data
Título
Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *