AS AVENTURAS DE PI (2012)

As Aventuras de Pi | Life of Pi | dir. Ang Lee | EUA | ★★★★★

As Aventuras de Pi poster

Se eu tivesse conhecido “As Aventuras de Pi” apenas pelo livro, eu diria que tal universo seria praticamente impossível ser transposto para o cinema. A obra escrita, diga-se de passagem, apesar de ser o maior sucesso do novelista Yann Martel, na realidade muito se deve ao gaúcho Moacir Scliar. O escritor brasileiro lançou “Max e Os Felinos” em 1981, livro em que é narrada a saga de um alemão que foge para o Brasil em um navio que é naufragado. O garoto é obrigado a dividir o bote com um jaguar. Tirando essa inevitável curiosidade, não há o que negar a não ser o fato de que não importa a autoria, “As Aventuras de Pi” é o filme mais simbólico (no melhor sentido da palavra) que vi nesse ano.

Toda a história será contada por Pi já adulto e professor universitário, que é entrevistado por um escritor em busca de uma história “que o fará acreditar em Deus”. Quando o zoológico de sua família passou por sérias dificuldades, seus pais viram a possibilidade de irem embora com os filhos para o Canadá, atravessando o Oceano Pacífico em um navio cargueiro japonês. Só que uma tempestade atinge o navio, e Pi, o único sobrevivente do naufrágio, terá agora que dividir o bote com uma hiena, um orangotango, uma zebra e Richard Parker, um temível tigre de bengala.

Aqui, Ang Lee abraça a causa de uma forma espetacular, demonstrando que entendeu cada vírgula da obra-base do projeto. Apesar de retratar a esperança de forma normativa, o filme tem muito mais profundidade quando nos damos conta de que existe uma aura religiosa, poética e até mesmo filosófica nessa verdadeira saga que o protagonista vai travar.  A convivência com Richard Parker e a preocupação em alimentá-lo será, de qualquer forma, o seu propósito dentro de uma nova realidade. Com esse exemplo de riqueza narrativa é que não posso deixar de dizer que “As Aventuras de Pi”, de fato, me conquistou a ponto de considera-lo, talvez, umas das maiores surpresas do ano. Muito bom.

Resumo
Data
Título
As Aventuras de Pi
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. Bacana essa curiosidade do livro ser uma “homenagem” (?) de um outro livro brasileiro, rs Que coisa não!

    Enfim, ainda estou com esperanças de ver o filme no cinema. Sei que vale a pena =]

    Feliz 2013, fera! Que seja um excelente ano pra ti!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *