AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (2012)

As Vantagens de Ser Invisível | The Perks of Being a Wallflower | dir. Stephen Chbosk | EUA | ★★★★★

As Vantagens de Ser Invisível Poster

Não foram poucas as indicações para eu conferir “As Vantagens de Ser Invisível”. As expectativas não só se confirmaram. Eu diria que elas sobressaíram. O filme é escrito e dirigido por Stephen Chbosky, também escritor do livro homônimo de grande apreço e do qual foi lançado no finalzinho dos anos 90. Ao trazer para o cinema seus personagens tão cativantes em uma época onde abraçar o mundo aponta a travessia para a idade adulta, Chbosky nos concedeu uma pérola que, certamente, vai encantar uma grande fatia de público, tamanha a empatia com a história. A história é narrada em primeira pessoa por Charlie (Logan Lerman), rapaz introspectivo que acaba de entrar no ensino médio em uma escola tradicional em Pittsburgh. Saído de uma depressão após o suicídio de seu melhor amigo, Charlie agora enfrenta as dificuldades de socialização. Ele se identificará com Patrick (Ezra Miller), um veterano que está sempre acompanhado de um grupo de outros deslocados, entre eles a sua meia-irmã Sam (Emma Watson). A aproximação dos novos amigos fará com que Charlie entre em contato com a experimentação das drogas, da libertação e do primeiro amor. Porém, fantasmas de seu passado ainda o assombram, enquanto reparte dos novos desafios que passam seus amigos veteranos. “As Vantagens de Ser Invisível” tem diversas razões para ser um filme tão competente, pois tem: 1) Fidelidade à obra escrita; 2) Bom elenco; 3) Nostalgia: Apesar de não conter uma especificação de quando se passa a história (pelo menos, não que eu lembre), presumo que seria numa época em que fazer mixtapes em k7 era algo romântico; e 4) Bom roteiro: A história pode até gerar acusações de ser clichê, mas, justiça seja feita, o filme consegue, com uma boa dose de fluidez, enriquecer a narrativa através dos desdobramentos de seus personagens, os tornando ainda mais espessos e interessantes. Tem como não amar?

Resumo
Data
Título
As Vantagens de Ser Invisível
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. Todo mundo ADORANDO esse filme. Se antes eu já queria conferir, agora então… Estou esperando apenas estreiar no cinema da minha cidade (espero que chegue!) 😀

  2. Realmente meu velho, não tem como não amar este que é para mim um dos grandes filmes de 2012. E existe mesmo algo que nos lembra o estilo John Hughes de fazer cinema, como você citou.

    Fiquei muito afim de ler o livro, comprarei em breve e em algum momento do ano que vem irei dar uma lida e passear novamente nesta nostálgica viagem.

    No filme não existe uma referência direta a época em que ele se passa, mas dando uma fuçada no IMDb parece que é em algum lugar no iniciozinho dos anos 90.

    []´s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.