BANANAS (1971)

Bananas | dir. Woody Allen | EUA | ★★★★

Bananas Poster

Bananas” certamente é uma obra que discute um problema histórico que está na configuração geopolítica de sua época: a questão dos movimentos revolucionários ocorrendo na América Latina, tendo como maior êxito a de Cuba (1959), que derrubou o ditador Fulgêncio Batista e foi liderado por Fidel Castro, um dos maiores ícones revolucionário do séc. XX. Fielding Mellish (Woody Allen) não tem o emprego dos sonhos. Ele testa engenhocas projetadas por inventores em prol do bem-estar das pessoas. Certo dia, bate em sua porta a estudante de filosofia Nancy (Louise Lasser), uma militante pedindo a ele sua contribuição para um abaixo-assinado. Ela defende a libertação de San Marcos, na América Latina, que se vê governada por um ditador militar. Nancy e Fielding começam um relacionamento, mas ela o abandona porque falta liderança por parte dele. O desajustado então parte para San Marcos e, sem saber, acaba entrando no meio de uma conspiração política.  O que temos aqui são dois pontos bem acentuados do cinema de Woody Allen. O primeiro deles é a crítica social que ele faz com suas famosas ironias. Na abertura de “Bananas“, podemos ver uma transmissão ao vivo de uma execução. O até então presidente da República de San Marcos é atingido por tiros em frente ao Palácio. Todo o ocorrido é mostrado em tempo real por câmeras, com direito à narração de repórteres enviados diretamente por um canal de esportes (!) de forma inteiramente sensacionalista. O outro ponto importante que Allen trabalha é o tratamento teatral e cômico de suas chamadas “esquetes”. Este filme, digamos, seria o marco inicial do Woody Allen que o tornou referencialmente conhecido. Suas influências herdadas fortemente por Chaplin e gags que inspiraram outros comediantes fazem de “Bananas” um marco cinematográfico no ramo das comédias. Ainda que muita coisa aqui, hoje em dia, soe ultrapassada e até caricatural demais.

Resumo
Data
Título
Bananas
Avaliação
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