BERNIE – QUASE UM ANJO (2011)

Bernie – Quase um Anjo | Bernie | dir. Richard Linklater | EUA | ★★★★

Bernie Poster

Lançado no Brasil esse ano diretamente em home vídeo e ainda assim sem quase apoio nenhum de divulgação (o que torna ainda mais difícil encontra-lo), “Bernie – Quase um Anjo” é uma pérola em meio a tanta baboseira que poderíamos encontrar nesse mercado dos preteridos das salas de cinema. Foi dirigido e escrito por Richard Linklater (antes mesmo do excelente “Antes da Meia-Noite”), que escreveu o ótimo roteiro a partir de um artigo que fora publicado no Texas Monthly. O tal artigo falava sobre um crime curioso que aconteceu em Carthage, Texas, uma terra de “caipiras” em meados dos anos 90.

E é pra lá que Linklater vai para conhecermos um pouco mais sobre esse caso. Com os impagáveis depoimentos de figuras reais daquela cidade, conhecemos a figura de Bernie (Jack Black), um especialista em ciências mortuárias que vai à cidadezinha para trabalhar numa funerária local. Lá, ele consegue triplicar os negócios dali, muito por conta da forma extremamente prestativa e carismática com que consola as esposas das vítimas. Uma dessas mulheres é a esnobe e socialmente odiada Marjorie Nugent (Shirley MacLaine), viúva de um grande magnata do ramo de petróleo.

A empatia com Bernie é tamanha que eles logo se casam. O problema é que Bernie se torna uma espécie de prisioneiro da vida de luxo e lacaio da então esposa e, num dia em que se sente sufocado, acaba assassinando a mulher. Entra em cena então o promotor Danny Buck (Matthew McConaughey), que não perde a oportunidade de ganhar os holofotes.

Apesar do humor negro de primeira linha presente em “Bernie – Quase um Anjo”, o grande trunfo do filme é justamente saber brincar com tudo o que envolve essa situação sem dar as mãos para a tragédia. O elenco também está formidável. Jack Black parece estar (como sempre) se divertindo em cena, Shirley MacLaine apresenta a megera ideal para a ocasião e Matthew McConaughey mais uma vez num papel prestigiado. Vale conhecer esse filme que, curiosamente, também passou batido nas campanhas de premiação do começo do ano. Fuce as prateleiras das lojas!

Resumo
Data
Título
Bernie - Quase um Anjo
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *