BROADWAY DANNY ROSE (1984)

Broadway Danny Rose | dir. Woody Allen | EUA | ★★★

Broadway Danny Rose Poster

É impressionante concluir como “Broadway Danny Rose” é um dos títulos mais relembrados da filmografia de Woody Allen. Até o próprio diretor o inclui como um de seus trabalhos preferidos ao lado de “A Rosa Púrpura do Cairo” (1985) e “Ponto Final – Match Point” (2005). Não que seja um filme ruim, mas sinceramente não fica no páreo de tantas outras obras-primas que o autor já nos presenteou. Iniciado numa mesa em que ilustres comediantes estão contando histórias sobre Danny Rose (Woody Allen), um deles pede para contar um longo e hilário caso envolvendo o cara, aparentemente ocorrido nos anos 60. Danny Rose era um agenciador de artistas fracassados, que iam desde um ventríloquo sem um pingo de graça até um escultor de balões.

Um de seus agenciados é Lou Canova (Nick Apollo Forte), um cantor de origem italiana que fez risível sucesso uma década antes. Prestes a fazer uma apresentação que pode representar a sua saída do ostracismo, Lou, que é casado, exige que Danny traga sua amante para vê-lo. Na tentativa de convencer Tina (Mia Farrow) a acompanhá-lo, o agente acaba entrando em inúmeras confusões, que envolvem até mesmo a máfia italiana.

Todo o corre-corre que vi em “Broadway Danny Rose”, confesso, teve uma hora que cansou. Mas devo justificar os méritos do filme, que traz Mia Farrow quase irreconhecível no papel de uma mulher sem quase algum traço de fragilidade. Como destaque cômico, fica a cena do tiroteio em meio a gás hélio, simplesmente genial. Ainda assim, a comédia que se confunde com uma atribuição necessariamente melancólica no seu terceiro ato, pelo menos pra mim, não está entre os preferidos da filmografia de Woody Allen.

Broadway Danny Rose”, que teve estreia realizada em Cannes, chegou até a concorrer ao Oscar de melhor direção e roteiro original. A julgar pela quantidade de admiradores, é possível dizer que se trata de um filme de forte ligação do público. Porém, está muito mais para um exercício de auto-satisfação do diretor.

Resumo
Data
Título
Broadway Danny Rose
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *