CAIRO 678 (2010)

Cairo 678 | 678 | dir. Mohamed Diab | Egito | ★★★

Cairo 678 Poster

Cairo 678” é muito mais relevante pela coragem e ineditismo do que por ser um filme impecável. Não é sempre que vemos uma obra egípcia que retrata o drama de mulheres que sofrem os mais diversos abusos sexuais e não podem sequer fazer algo para acabar com esse problema. O filme conta com três protagonistas, cada qual com uma forma diferente do mesmo problema.

Fayza (Boshra) é capaz de fazer o trajeto de casa para o trabalho a pé ou desembolsar um táxi que mal pode pagar. Tudo para evitar as desconfortáveis passadas de mão e encostadas “acidentais” dos homens no ônibus lotado. Com medo e se sentindo inútil diante dos abusos, ela chega a procurar o grupo de apoio ministrado por Seba (Nelly Karim), esta que passou pelo trauma de sofrer um estupro coletivo em pleno estádio de futebol, na frente do noivo, que (pasmem!) a abandonou depois do trágico incidente. Por último, Nelly (Nahed El SEBAI), depois de uma tentativa de estupro na rua de casa, ganha a atenção da mídia por ser a primeira mulher a levar adiante um processo contra o agressor (a Nelly real chegou a ser forçada ao exílio).

Cairo 678” quer protestar justamente sobre isso, mas, infelizmente, sem conseguir êxito nos principais meios de lidar com as discussões no cinema. Mesmo que saibamos do sofrimento das mulheres, é quase inacreditável que Fayza seja assediada EM TODAS as vezes que sobe no tal ônibus 678. Além disso, as figuras masculinas do filme não são muito bem retratadas, o que deixa a moral ainda mais tendenciosa e desequilibrada. Com isso, “Cairo 678” se torna panfletário, que quer gritar ao mundo um problema emergencial de sua sociedade, mas fazendo de uma maneira maniqueísta. Uma pena. De qualquer forma, trata-se de um longa com coragem e isso é realmente inegável, além de possuir uma boa comunicação com o público. O mundo precisa assisti-lo, até porque, por via das dúvidas, a escassez de outros títulos que retratem os mesmos temas o favorece.

Resumo
Data
Título
Cairo 678
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *