CARNE TRÊMULA (1997)

Carne Trêmula | Carne Trémula | dir. Pedro Almodóvar | Espanha | ★★★★★

Carne Trêmula Poster

Em meados dos anos 90, Pedro Almodóvar era até então conhecido como um dos poucos cineastas capazes de criar um universo folhetinesco e bem humorado em seus filmes, com personagens femininas surreais, como é mostrado, por exemplo, em “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1998). Mas, foi a partir de “Carne Trêmula” que Almodóvar emprega uma mão mais madura, com um sentimentalismo aflorado através de histórias que custamos a acreditar, tamanha a inteligência na forma como ele enlaça seus personagens, numa trama que nos mantém interessados no que vai suceder em todos os momentos. Tudo isso sem abandonar seu estilo visual que sempre lhe foi característico. A

tenho-me nos poucos detalhes que posso dar sobre o enredo, porque se trata de um filme em que, quanto menos saibamos sobre os personagens, melhor. O que poderá ser dito é que a vida do jovem entregador de pizza Víctor Plaza (Liberto Rabal) se cruzará de maneira integral com o policial David (Javier Bardem), seu parceiro Sancho (José Sancho) – que mantém sua esposa (Angela Molina) sob sua austeridade – e a de Elena (Francesa Neri), a quem Victor fica perdidamente apaixonado após uma única transa.

Fatalidade, amor, desespero, medo, redenção, culpa, ciúmes, ira e prazer. São somente alguns elementos que Pedro Almodóvar utiliza em um único filme para manter seus espectadores sempre ligados. E não faz feio. Impressionamo-nos com o tamanho minúsculo do espaço histórico de “Carne Trêmula“. São moradores de Madri que têm as suas vidas cruzadas de uma forma orgânica, limpa. Um se dando conta que a vida do outro pode ser remediável, mas jamais a sua própria. E mesmo sem eu ter falado uma das grandes questões do filme, é pertinente buscar saber o que seria a culpa no contexto da história. Culpa essa que vai passando de mão em mão. De caso em caso.

É chato dizer sempre que um filme é excelente somente por conta do seu diretor/criador. Porém, no caso de “Carne Trêmula”, depois da experiência de assisti-lo, não tem como fugir desse tipo de elogio.

Resumo
Data
Título
Carne Trêmula
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. Preciso ver vários da vasta filmografia de Almodóvar. Este é um deles!

    P.s.: Preciso izer que este novo layout está incrívelmente lindo? Claro que não, né? hehehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *