CLUBE DE COMPRAS DALLAS (2013)

Clube de Compras Dallas PosterMesmo que “Clube de Compras Dallas” (Dallas Buyers Club) venha chamando atenção ao fato de ser o filme que muito provavelmente dará a Matthew McConaughey a sua consagração (tem Oscar vindo por aí), é importante ressaltar o contexto da história, que parece estranho de início (dada a sua natureza extremamente pessimista), mas, no final das contas, trata-se de mais um exemplar de um ideal heroico norte-americano, com todas as armadilhas possíveis. O filme irá retratar o caso real de Ron Woodroof (Matthew McConaughey) um eletricista texano diagnosticado HIV+ em 1985, no auge da doença que até então era considerada o “câncer gay”. Heterossexual, machista e extremamente homofóbico, Ron demora a acreditar no diagnóstico e continua sua vida de bebedeira e pó, o que ocasiona a AIDS. Ao receber a notícia de que tem apenas 30 dias de vida, ele busca alternativas para sua sobrevivência, nem que tenha que contrabandear drogas oriundas do México. Confrontando a FDA (órgão norte-americano que lidera testes científicos) e seu lobby maquiavélico, Ron acaba trazendo compostos que funcionam melhor que o AZT, este que num estágio inicial era muito mais invasivo para o organismo do paciente, pois destruía células saudáveis. Em 1988, Ron se aproveita de uma brecha na lei e abre um clube de compras com a ajuda da travesti Rayon (Jared Leto). Mesmo sendo uma oportunidade de negócios, o vaqueiro possibilitou questionamentos que trariam avanços como o coquetel que conhecemos hoje, fazendo com que os soropositivos tenham qualidade de vida. A historial real de Ron Woodroof foi levada a sério por McConaughey, que chegou a definhar 40 quilos para chegar a uma aparência cadavérica, assim como Jared Leto, que volta a encenar após quatro anos afastados das telonas para se dedicar exclusivamente à música. Apesar do tema apreensível, “Clube de Compras Dallas” não se diferencia de tantos outros filmes da mesma escola. Válido muito mais para sabermos quando um discurso se sobrepõe aos seus personagens, o que pode se tornar um problema. Fora isso, é uma ótima vitrine de atores. (★★★)

1 Comentário

Postado em Cinema, Opinião

One Response to CLUBE DE COMPRAS DALLAS (2013)

  1. Achei o filme excelente, corajoso na maneira como retrata a história, e McCounaghey e Leto estão fantásticos, por si só eles já fazem valer a sessão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>