COVA RASA (1994)

Cova Rasa | Shallow Grave | dir. Danny Boyle | Reino Unido | ★★★★★

Cova Rasa Poster

Depois de trabalhar em alguns projetos para TV, Danny Boyle estreia com o pé direito no cinema com esse “Cova Rasa”, já com dois de seus parceiros habituais: o ator Ewan McGregor e o roteirista John Hodge, com quem fez trabalhos em conjunto também em “Trainspotting – Sem Limites” (1996) e “Por Uma Vida Menos Ordinária” (1997). O fato é que ele não poderia ter começado de melhor forma. Como é de sua ossada, esse é mais um exemplo de que Boyle, além de frenético, acredita pouco (pra não dizer nada) na essência humana quando esta pode se corromper pela imagem de poder e cobiça.

Imbuído de referências trazidas pelo humor negro dos irmãos Coen e o fatalismo herdado de Alfred Hitchcock, “Cova Rasa” retrata o dilema de três amigos que vivem juntos em um apartamento. Juliet (Kerry Fox), David (Christopher Eccleston) e Alex (Ewan McGregor), depois de finalmente encontrarem um inquilino novo para o quarto que estava vazio, não só o descobrem morto na própria cama, como também acham uma maleta estufada de dinheiro, que obviamente pertencia ao defunto. Eles resolvem ficar com a grana e se livrar do corpo, mas sequer imaginam as consequências trazidas por esse ato, que vão desde os riscos oriundos da fonte desse capital (criminosos estão em busca da maleta) às sequelas psicológicas de David, que ficou marcado após ter que esquartejar o cadáver.

Como disse uma amiga que estava assistindo junto comigo, sim, “Cova Rasa” pode até parecer moralista no sentido de que uma ação como esta resulta em situações altamente desvantajosas. Por que eles não poderiam ficar com a grana e tudo acabaria bem? Não só porque é um filme, mas eu acho que é uma contradição naturalmente humana. Concordo com Boyle quando este diz que a cobiça é inerente ao ser humano, sem poupar nem mesmo amizades duradouras (ou quem sabe até casamento, temos diversos exemplos por aí). Com um estilo peculiar de direção e trilha sonora cabeçuda assinada pelo duo Leftfield, “Cova Rasa” é uma pérola de qualquer boa coleção empoeirada de VHS.

Resumo
Data
Título
Cova Rasa
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *