ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981)

Eles Não Usam Black-Tie | dir. Leon Hirszman | Brasil | ★★★★★

Eles Não Usam Black Tie Poster

Num sábado de feriadão, eu acabei trombando com esse filme no YouTube (a internet é mesmo uma dádiva) e não perdi a oportunidade de assistir. Adaptação de uma peça escrita por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena em 1958, “Eles Não Usam Black-Tie” serve para termos ainda mais orgulho do nosso cinema, que tem bons exemplos para provar que o fantasma das chanchadas só assombra quem tem pouco referencial.

Em São Paulo, o boa praça Tião (Carlos Alberto Riccelli) acaba de saber que sua namorada (Bete Mendes) está grávida do primeiro filho deles. O problema é que Tião ainda mora com os pais e o irmão caçula, além de trabalhar arduamente na mesma fábrica em que o pai para ganhar um salário ainda modesto. A situação fica delicada quando a firma fica em constante clima de indicativo de greve. Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), pai de Tião, é um dos líderes do movimento sindical. Pensando na sua família que está prestes a se formar, Tião se impõe contra os ideais do sindicato e chega a furar a greve quando esta estoura. Sua atitude cria grandes conflitos com seu pai e sua noiva, ambos simpatizantes da causa trabalhista.

Esse belíssimo trabalho do diretor Leon Hirszman mereceu todas as honrarias que ganhou. O filme traz personagens que sabem defender suas atitudes, estejam elas equivocadas ou não. Aliás, quem somos nós para dizer que Tião é um “traidor”? Se Tião está certo ou não, cada um vai ter que tirar suas próprias conclusões. A herança do neorrealismo para o cinema nacional, além de ter deixado as produções ainda mais poeticamente próximas do nosso cotidiano, ainda cobrou maneiras mais elaboradas de se retratar a linguagem do próprio cinema, tudo para tornar uma determinada obra mais rica.

Antes de sair falando por aí sobre cinema brasileiro (atual ou não), é importante tomar contato não só com “Eles Não Usam Black-Tie”, mas com todas as produções que nos fazem ter a certeza de que a nossa herança cinematográfica não fica tão aquém das grandes e sensíveis obras do cinema europeu.

Resumo
Data
Título
Eles Não Usam Black-Tie
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *