FRANKENWEENIE (2012)

Frankenweenie | dir. Tim Burton | EUA | ★★★★★

Frankenweenie Poster

Nesse “Frankenweenie” há uma grande massaroca de tudo o que tem de melhor no universo de Burton. O estilo dark, com a decisão ousada de filmar em stop-motion e deixar em preto-e-branco (decisões que, juntas, podem espantar a platéia comum), juntamente com seus personagens fantasmagóricos, trazem vivacidade ao trabalho do diretor que conseguiu o aval da gigante Disney, a mesma empresa que rejeitou o seu curta-metragem homônimo de 1984. Com boas doses de genialidade despontando ainda que fique na mesmice, Tim Burton bebe da fonte do expressionismo alemão para alegrar novos e velhos fãs.

Victor Frankenstein é um garoto desajustado e solitário. Não esconde de ninguém a sua vocação pela ciência em detrimento ao esporte, mas faz de tudo para agradar seus pais, que tem receio de que Victor fique ainda mais deslocado do mundo em que vive. Ao tentar se aventurar no baseball (como condição de seu pai para participar da feira de ciência), seu cachorro Sparky é atropelado. O pet era o único amigo de Victor, que não consegue superar a grande perda. Durante uma de suas aulas de ciência, ele tem a ideia de ressuscitar seu cãozinho, se utilizando da carga de raios elétricos. O fato de morar na cidade fictícia de New Holland (uma espécie de Bragança Paulista com seus recorrentes raios) acaba facilitando seu experimento e Sparky volta à vida, ainda que todo remendado.

Como já adiantei, “Frankenweenie” é daqueles filmes recheados com todas as obras que marcaram o seu idealizador. A animação às vezes pode saturar com tantas coligações. É que essa insistência em referenciar parece deixar a identidade de “Frankenweenie” em segundo plano, o que não favorece um melhor aproveitamento do longa. Como se não bastasse, o final com a destronada moral da história parece ter sido uma reverência de Tim Burton para a Disney, talvez para tornar a produção mais aplicável para o modo Disney de se fazer cinema. Mas já digo que, nem por isso, “Frankenweenie” não deva ser visto. Garanto que a diversão é garantida e os fãs do excêntrico Tim Burton vão matar saudades.

Resumo
Data
Título
Frankenweenie
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

  1. Convivo com alguns desses fãs ‘xiitas’ de Tim Burton, qualquer coisa que ela faça é sensacional e pronto. Não tem filme meiero ou 3 ou 4 estralas, sempre 5 estrelas hehehe

    Quanto ao cachorrinho do frankstein eu achei legalzinho o filme. Gostei mais do visual ‘dark’ do que da história. Acho que tinha história suficiente mesmo apenas para o curta que ele produziu, para um longa metragem ele se perde mesmo. E o final ‘disney’ nem é o seu maior problema, em minha opinião.

    Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *