FRUITVALE STATION – A ÚLTIMA PARADA (2013)

Fruitvale Station – A Última Parada | Fruitvale Station | dir. Ryan Coogler | EUA | ★★★★★

Fruitvale Station Poster

Fruitvale Station – A Última Parada” vai relatar um caso revoltante que aconteceu em Oakland, Califórnia, na passagem de ano entre 2008 e 2009. Um grupo de amigos, que havia ido comemorar o réveillon em San Francisco, se envolveu numa confusão no vagão de um trem. Na plataforma da estação seguinte – a estação Fruitvale do título – esse mesmo grupo (todos negros, vale lembrar) é enquadrado violentamente por policiais. Um desses, por sinal, acaba desferindo um tiro em Oscar Grant, um rapaz de 22 anos que estava rendido e algemado. A cena lastimável foi vista por dezenas de pessoas que estavam no mesmo trem e imagens de câmeras de celulares foram parar nos tribunais.

A cena real é mostrada logo no início do filme para iniciar a história daquele que se tornaria uma espécie de mártir da intolerância praticada por aqueles policiais. Dito isso, acompanhamos o dia que antecede a tragédia. Oscar (Michael B. Jordan) tenta reaver o emprego depois de ser demitido por chegar atrasado repetidas vezes. Por ser casado e ter uma filha, ele não vê alternativas para corresponder à responsabilidade, a não ser vender maconha. Seu dia ainda conta com os preparativos para o aniversário da mãe (Octavia Spencer) e a hora de revelar à esposa (Melonie Diaz) que está desempregado.

O roteiro dirigido pelo diretor estreante Ryan Coogler vai retratar, basicamente, da humanização de Oscar Grant num estilo semidocumental. Não se trata de torná-lo apenas um herói vitimado pelas circunstâncias que o transformaram em uma estatística, mas também dizer o que aquele jovem que fora executado numa estação de trem representava. Ele era, acima de tudo, um pai, um marido, um amigo, um filho… Não era perfeito (flashbacks anunciam que ele era ex-presidiário), mas ainda era jovem o suficiente para ser vítima de incompreensão. Sempre com uma aura de tragédia anunciada, “Fruitvale Station” conta com atuações simplistas e dignas de prêmios (especialmente Michael B. Jordan e Octavia Spencer). O filme é curtinho e traz uma discussão social infelizmente não isolada. Afinal, quem não lembra do caso Jean Chales de Menezes?

Resumo
Data
Título
Fruitvale Station - A Última Parada
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *