HISTÓRIA REAL (1999)

História Real | The Straight Story | dir. David Lynch | EUA | ★★★★★

História Real Poster

Um cara como David Lynch ter um “filme família” em seu currículo não é só uma surpresa, mas também admirável por ter condições profissionais de mostrar que é possível ousar. Engraçado é que, no caso de Lynch, “ousar” é ser mais convencional.

Numa pacata cidade de Iowa, um estado do Centro-Oeste americano, vive Alvin Straight (Richard Farnsworth) com sua filha Rosie (Sissy Spacek). Alvin está com 73 anos e com grandes dificuldades de se locomover por conta de seus problemas nos quadris, mas é teimoso o suficiente para recusar andadores. Ao receber a notícia que seu irmão Lyle – com quem não fala há dez anos – sofreu um derrame, Alvin decide fazer uma viagem solitária de 510 km até Winsconsi, para ver o irmão pela última vez. Sem ter outro meio de viajar até lá (não possui carteira de motorista e não confia em ônibus), ele decide partir a bordo de seu cortador de grama. No caminho, irá se deparar com olhares admirados e se encontrar com uma grávida errante, um grupo de ciclistas e famílias dispostas a ajudá-lo.

Antes de qualquer coisa, “História Real” toma a velhice como um meio de construir uma ponte de emoção com o espectador. Alvin é um homem que não gosta de estar submetido, que os outros se compadeçam com suas condições de saúde ou adversidades que terá em sua viagem. O filme garante sua excelência na construção do personagem principal. De maneira bem dosada, são reveladas as nuances de Alvin.

É claro que o filme exagera em certos momentos ao querer mostrar a benevolência do povo americano, sempre dispostos a ajudar seus compatriotas e abraçar uma causa tão bela como é a de Alvin. Entretanto, esses momentos são tão orgânicos ali, que pouco me incomodei com esse fato, apesar de ter percebido essa intenção. Escrito por John Roach e Mary Sweeney, “História Real”, infelizmente, não conquistou o reconhecimento que lhe cabia, mas uma das grandes belezas do cinema é que as obras podem ser sempre redescobertas por seus admiradores e podem se tornar prestigiosa.

Resumo
Data
Título
História Real
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. E eu que nem conhecia? Bem, já tinha ouvido falar, mas não sabia que era uma história comum de David Lynch. Já se tornou clichê esse comentário, mas é impossível não falar que quero, e muito, conferir a obra!

    []s

  2. “Engraçado é que no caso de Lynch, “ousar” é ser mais convencional, entregando para nós uma obra pequena, singela e direta.”

    Concordo inteiramente.

    Não sou o maior fã do Lynch, mas esse filme está entre os meus preferidos. A atuação do Richard Farnsworth é daquelas que marcam. Eu sabia que ele tinha morrido pouco depois do filme, mas nao sabia quais eram as circunstâncias. Triste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *