ILHA DO MEDO (2010)

Ilha do Medo | Shutter Island | dir. Martin Scorsese | EUA | ★★★★

Ilha do Medo Poster

Passado em 1954, o filme trata da viagem do xerife estadual Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), que é mandado – juntamente com seu novo parceiro, Chuck Aule (Mark Ruffalo) – para uma ilha que abriga uma prisão para condenados irremediáveis por conta de seus desvios psicológicos. Ted vai investigar o sumiço de uma das prisioneiras (Emily Mortimer), condenada por ter assassinado seus três filhos. Além disso, Ted tem a intenção de inspecionar as denúncias de maus tratos do local, mas acaba sofrendo a resistência do médico responsável, o pragmático Dr. Cawley (Ben Kingsley).

Martin Scorsese acabou deixando “Ilha do Medo” com contornos bem parecidos aos filmes noir dos anos 50. Além da óbvia ambientação da época, estão ali os abusos do chroma key (aquelas paisagens falsas no momento em que os personagens andam de carro), o lugar sombrio com seus pavilhões proibidos e um monte de personagens que parecem sempre esconder algo do protagonista. Entre teorias de conspiração e um ambiente soturno, o longa serve como uma homenagem a esses filmes, que ganharam projeção na década de 40.

O personagem de Leonardo DiCaprio (com esse filme ele completa a quarta parceria junto a Scorsese, seu grande padrinho) apresenta uma interessante jornada durante a história. Iniciando como um homem cínico, sem muitas modulações, o cara vai ganhando um arco excelente quando somos apresentados às inserções de seu passado como ex-combatente nas invasões aos campos de concentração da Alemanha nazista, assim como as aparições de sua falecida esposa, que vai começando a desaguar na grande dúvida que paira sobre o filme: o que é a realidade?

Aliás, é essa a grande polêmica em torno de “Ilha do Medo”. Muita gente se sentiu incomodada com a quantidade de jogos e artimanhas no roteiro de Laeta Kalogridis, inspirado na novela de Dennis Lehane. Mesmo que pareçam estranhas as tantas formas de pregar peças em quem assiste a história num filme de Scorsese – um dos diretores que mais zelam por conteúdo –, não tem como não deixar de considerar mais uma verdadeira aula de cinema que o mestre apresenta.

Resumo
Data
Título
Ilha do Medo
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *