JEFF E AS ARMAÇÕES DO DESTINO (2011)

Jeff e as Armações do Destino | Jeff, Who Lives at Home | dir. Mark Duplass, Jay Duplass | EUA | ★★

Jeff e as Armações do Amor Poster

Jeff (Jason Segel) é um grandalhão de trinta anos, mas que ainda mora com a mãe (Susan Sarandon), especificamente no porão da casa dela, onde ele passa o dia fumando maconha, assistindo TV, venerando o filme “Os Sinais” e ponderando sobre a vida. Ao receber uma ligação por engano à procura de um Kevin, ele acredita que isso possa estar relacionado a uma série de eventos que são mais do que apenas coincidências. Em busca de um sentido para essa ordenação, Jeff encontra seu irmão Pat (Ed Helmes) e o ajuda a descobrir se a cunhada (Judy Greer) está tendo um caso. Enquanto isso, Sharon (a mãe) tenta lidar com misteriosas mensagens instantâneas de um admirador secreto no escritório onde trabalha.

A história contida em “Jeff e as Armações do Destino” tinha tudo para servir de motivação para um filme interessante, perspicaz e espirituoso, bem ao modo dos irmãos Jay e Mark Duplass, que já demonstraram certo estilo com “Baghead” (2008) e “Cyrus” (2010). O problema, aqui, está na demora em se focar numa tangência, num ritmo. O filme ficou bobo e sem impacto, justamente porque as situações – todas elas ligadas às determinações do personagem, seguindo uma linha sucessiva de situações – forçaram o seu desfecho meloso. A trama principal, juntamente com a subtrama (Sharon e o admirador secreto no escritório), apesar de parecerem independentes em primeira vista, sofreram uma tentativa de serem amarradas durante o desfecho.

Não vou dizer aqui, entretanto, se tudo funcionará de acordo com a proposta da obra, porque isso resultaria em alguns spoilers, mas posso adiantar que a escolha feita pelo roteiro agradará a audiência. E a razão parece ser simples: é fácil brincar com os acasos e justificar isso de uma forma completamente emocional, intuitiva e que irá reunir todo o elenco numa grande coincidência do destino. É forçado? Sim. É válido? Talvez. Satisfatório? Já isso vai depender de cada um. Eu, pelo menos, fico com a boa interação do elenco para justificar a simpatia por “Jeff e as Armações do Destino”.

Resumo
Data
Título
Jeff e as Armações do Destino
Avaliação
21star1stargraygraygray

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. O serie Togetherness de de irmãos Jay e Mark Duplass irmãos é sobre as pessoas na casa dos trinta que não têm idéia do que está acontecendo com as suas vidas, tentando realizar seus sonhos, mas estão em conflito com o que eles já têm. A inspiração veio da família, amigos e sua própria vida. Fico feliz que eles tenham renovada para uma segunda temporada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *