JOVENS ADULTOS (2011)

Jovens Adultos | Young Adult | dir. Jason Reitman | EUA | ★★★★★

Jovens Adultos Poster

Em “Jovens Adultos”, Diablo Cody (a roteirista de “Juno”) vai buscar todos os nossos receios de futuro enquanto estamos no colegial numa protagonista mesquinha, vazia e egoísta.

A tal personagem é Mavis Gary (Charlize Theron). Logo de início, sabemos que ela se deu bem na vida. Mora em um ótimo apartamento em Minneapolis, tem uma carreira de escritora de uma série best-seller para o público juvenil, além de ser loira, alta, magra e linda. Aos 37 anos, recém-divorciada e prestes a escrever o último livro de sua série, ela recebe um e-mail do primeiro namorado (Patrick Wilson) com a foto da filha recém-nascida. A imagem causa inquietude em Mavis por ter certeza de que o destino sempre os quisera juntos. Por conta dessa convicção, a loira, junto do seu pequeno cachorro, parte rumo à Mercury (cidadezinha onde cresceu) para reconquistar o seu amor colegial, mesmo que agora ele seja um marido e pai dedicado.

O mais interessante em “Jovens Adultos”, além de todos esses receios de tempo de colegial (Onde estaremos? Conseguiremos sair do lugar que tanto nos incomoda? Vamos nos dar bem?), é a forma como a própria Diablo Cody brinca com a questão da imagem. Mavis Gary, aos poucos, vai se tornando uma poser de primeira linha. Apesar de tudo aquilo que, para muitas pessoas é um sinal de privilégio, ela mesma faz questão de se mostrar ilusória. Mavis é, na verdade, uma ghost writer, escrevendo livros para outra pessoa levar os créditos. E os livros nem fazem mais sucesso. Sua própria beleza esconde o fato de ser compulsiva, que arranca fios de cabelo como mania, o que a obriga a usar perucas, além de bojo e muitos tratamentos de pele.

Isso tudo além da depressão que ela beira por não se achar no próprio mundo e ter sido, é claro, uma das alunas mais odiadas nos tempos de colégio. “Jovens Adultos” brinca com esse “retorno à cidade de onde saiu e nem pensa em voltar” da maneira mais bem humorada possível.

Resumo
Data
Título
Jovens Adultos
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *