MACHETE (2010)

Machete | dir. Robert Rodriguez | EUA | ★★★

Machete Poster

Robert Rodriguez pode não ser um cineasta notável. Ele não é original em seus projetos, se aproveita de situações até mesmo grosseiras para apresentar seu trabalho e não tem um mínimo de evolução na carreira, que já dura quase vinte anos. Mas ele se diverte como um garoto que acaba de descobrir uma câmera, homenageando o que sempre gostou de assistir. Exemplo: Machete (Danny Trejo) é um ser que vaga pelo Texas, próximo da fronteira com o México. Três anos antes, ele perdeu sua família e foi dado como morto pelo traficante mexicano Torrez (Steven Seagal). Sua figura bruta e mal encarada chama a atenção da agente de imigração Sartana Rivera (Jessica Alba), que policia a fronteira junto ao trailer de tacos de Luz (Michelle Rodriguez). Machete é procurado por Michael Booth (Jeff Fahey) para armar um atentado contra um candidato a senador, o racista John McLaughlin (Robert De Niro), mas acaba sendo vítima de uma cilada política. Sedento por vingança, Machete se junta à rede de imigrantes de Luz para encontrar os homens que se meteram com ele. Baseado no homônimo trailer falso visto no projeto “Grindhouse” (2007), que Robert Rodriguez lançou ao lado de Tarantino (do qual é composto pelos filmes “Planeta Terror” e “À Prova de Morte“), “Machete” teve um bom recebimento por parte dos fãs, afinal, um herói atípico interpretado por Danny Trejo poderia render material para um filme de verdade. Mas como dizem os mais pessimistas: nem toda boa ideia deve ser insistida. A história, bem, pouco importa. O que vale é a verdadeira homenagem ao cinema exploitation e as bizarrices que só encontramos nos filmes de Rodriguez (minha lembrança se atém ao momento em que Machete utiliza um intestino como se fosse uma corda). De visual propositalmente amador, “Machete” se desfaz no divertimento bagaceiro. E Robert Rodriguez pouco dá importância se seu trabalho vai ser levado a sério ou não. Duvida?

Filmes Relacionados:

Machete Mata (2013)

Resumo
Data
Título
Machete
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

  1. Assisti aos dois filmes do projeto Grindhouse, é gostei muito, inclusise está em lista de melhores da década. Em relação a esse, ainda não vi, não sei porque, estava tão ancioso antes do lançamento.!

    Mas convenhamos, Steven Seagal e Lindsay Lohan no mesmo elenco (!?) não pode ser coisa boa!!!

  2. Esse era um filme que pra mim era prioridade. E até agora eu ainda não vi. Gosto de Rodriguez e mesmo não conferindo muitos, adoro filmes trash. Bem, tenho que conferir logo!! rs

    abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.