MENINAS MALVADAS (2004)

Meninas Malvadas | Mean Girls | dir. Mark Waters | EUA | ★★★★

Meninas Malvadas Poster

Muita gente pode torcer o nariz para “Meninas Malvadas” por ser um típico exemplar teen feito para o período do verão norte-americano. Em nenhum momento o filme se isenta de tal título, mas fica difícil desmerecê-lo por alguns motivos simples. A minha principal fonte de interesse na comédia era o fato de ter sido escrita pela geniosa Tina Fey, a primeira mulher a comandar o departamento de criação do Saturday Night Live e ser a mente por trás do sucesso de “30 Rock”. De fato, o resultado é bastante satisfatório.

Adaptando o livro “Queen Bees and Wannabes”, de Rosalind Wiseman, Fey conseguiu resultar “Meninas Malvadas” com as frivolidades de “As Patricinhas de Beverly Hills” (1995) e a crítica social do ótimo “Eleição” (1999). Mais uma vez será retratada a dinâmica dos estudantes da High School e suas castas nada sutis. Cady (Lindsay Lohan) é uma jovem de 16 anos que está frequentando o colegial pela primeira vez, já que seus pais zoologistas que viviam na África sempre a educaram em casa. Uma vez no sistema, ela é obrigada a conviver com uma dura vida de sociabilidade, tendo que se associar com as meninas “plastics” – comandadas pela esnobe Regina George (Rachel McAdams) – para descobrir o que está por trás das fofocas internas. O problema é que Cady acaba se tornando uma versão similar à Regina e terá que se submeter até mesmo à arrogância da fingida amiga.

Dirigido por Mark Waters, o filme faz valer quase todas as suas piadas, que funcionam em muitos momentos. Fey não se intimida nem mesmo a desenvolver uma crítica feminista em meio às confusões e fofocas que submergem na vida escolar ao dizer que tantas garotas chamando umas às outras de vadia pode dar permissão para que homens façam isso também. Lindsay Lohan, na melhor fase de sua carreira, impressiona pela facilidade em ambientar esse universo juvenil tão cruel que a aprisionou. O fato é que “Meninas Malvadas” funciona e é, talvez, um dos últimos melhores filmes do gênero até aqui, mesmo que o final desaponte por investir em saídas fáceis e risonhas.

Resumo
Data
Título
Meninas Malvadas
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *