MINHA MÃE É UMA SEREIA (1990)

Minha Mãe é Uma Sereia | Mermaids | dir. Richard Benjamin | EUA | ★★★★

Minha Mãe é Uma Sereia Poster

Saudosista ao extremo, eu guardo com carinho os filmes que fizeram parte da minha infância e dos quais, de certa forma, construíram meu gosto cinéfilo. Sempre fui fã de “Minha Mãe é Uma Sereia“. Não se trata de um filme revolucionário, entretanto. Aliás, se fosse visto hoje, seria bem mediano. Mas não adianta. Filmes que nos trazem boas lembranças e teve um bom diálogo com você durante a tenra infância não saem das nossas preferências.

O filme retrata a relação tempestuosa entre mãe e filha. Rachel Flax (Cher) é considerada uma mulher à frente de seu tempo. Durante os anos 60, já era uma mãe solteira de duas filhas e não via problema algum de não ser lá muito responsável com as crias (que se alimentam de petiscos) e o fato de sair com vários homens, alguns até mesmo casados. A filha mais velha, Charlotte (Winona Ryder), católica fervorosa, tem o sonho de ser freira. A mais nova é a pequena Kate (Christina Ricci em seu primeiro papel no cinema), nadadora mirim de incrível talento. O problema de Rachel é que sempre quando surge um problema do qual não sabe como resolver, ela simplesmente muda de cidade. Numa dessas inúmeras mudanças, ela vai para East Port, onde Charlotte terá a sorte de ser vizinha de um convento e conhecer o seu primeiro grande amor.

Minha Mãe é Uma Sereia“, como já disse, é muito mais saudosismo do que escola. Não é um filme perfeito e eu tenho absoluta consciência disso. Mas, imaginem só, trata-se de uma oportunidade praticamente surreal de ver Cher na época em que era considerada uma atriz respeitadíssima (tinha acabado de sair de uma década em que ganhou até Oscar) interpretando a mãe de Winona Ryder, ainda novinha, quando também despontava como uma futura queridinha da América. Baseado em uma novela escrita por Patty Dann, o roteiro aposta alto em Rachel Flax como personagem que cativa o público. É um dos meus filmes queridinhos, pois tem Cher, tem Winona, tem conflitos familiares, tem redenção, tem final feliz, tem standards na trilha sonora e traz muitas, mas MUITAS lembranças ótimas.

Resumo
Data
Título
Minha Mãe é Uma Sereia
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *