MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS (1988)

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos | Mujeres Al Borde de un Ataque de Nervios | dir. Pedro Almodóvar | Espanha | ★★★★★

Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos Poster

Ao final dos anos 80, Pedro Almodóvar era conhecido como um diretor que subvertia as tendências do cinema com filmes que seguiam uma linha mais underground. Até que, em 1988, ao lançar “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, o diretor espanhol carimbou o seu passaporte para os EUA, caindo nas graças de críticos americanos e levando até indicação ao Oscar de filme estrangeiro no ano seguinte. E assim se deu o início de seu reconhecimento mundial. O filme segue uma linha mais teatral, ao contar a história de Pepa (Carmen Maura), uma atriz de televisão e dubladora, que é abandonada pelo seu amante, Iván (Fernando Guillén), que manteve um relacionamento com ela por anos, mesmo sendo casado com uma mulher desequilibrada, que acabou de sair de um sanatório. Sem saber como lidar com o abandono, viciada em remédios para dormir e querendo encontrar o ex-amante para cobrar melhores satisfações, Pepa resolve vender seu apartamento. Uma grande confusão de situações acaba resultando em um filme híbrido, com o melodrama e o bom humor que funciona em todos os momentos em que resolve aparecer. As inquietudes femininas, mostradas através de todas as personagens mulheres da trama, são traduzidas com uma mão que sabe o que faz. Almodóvar viria a comprovar por anos a fio essa sua sutileza com a alma das mulheres, e isso sem perder a veia cômica. Outra característica sua que enriquece “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos” é aquele clima de mundo pequeno, onde as circunstâncias acabam encontrando uma forma de unir todos os personagens sem que isso pareça algo descabido. Filmes de Pedro Almodóvar também tem que conter aquela dose de desespero feminino, que se encontra em separado do melodrama teatral. O cineasta abusa de seus elementos visuais através da estética kitsch e a mistura que é, ao mesmo tempo, ambiciosa e delicada ao tratar, simultaneamente, o melodrama e a comédia.

Resumo
Data
Título
Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. – sou um dos grandes fãs do diretor. esse é talvez o seu filme mais influente, mas é também o que eu menos gosto, não sei, ele parece um pouco exagerado demais (qual filme do almodóvar, não é?) não consigo explicar, parece excessivo demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.