NA NEBLINA (2012)

Na Neblina | V Tumane | dir. Sergei Loznits | Alemanha | ★★★

Na Neblina Poster

Estreou timidamente no primeiro semestre desse ano em nossos cinemas e acabou conquistando algumas críticas entusiasmadas por aí. “Na Neblina” suscitou minha curiosidade também por ter sido um dos destaques de Cannes no ano passado, onde saiu vencedor do FIPRESCI Prize. Não que eu tenha me desiludido completamente. Até porque “Na Neblina” tem pompa para ser premiado, porém é um filme que se resume na sua angústia dada ao tema. Sabe quando o acaso se torna nosso principal inimigo? Pois é, basicamente é disso que o filme trata. Dirigido pelo competente Vladimir Svirskiy, “Na Neblina”, com seus passos calmos e contemplativos, tem a difícil tarefa de trilhar uma história relativamente simples para dar consistência ao próprio longa.

Em 1942, o mundo estava assolado pela 2ª Guerra Mundial. A região da Bielorrússia era dominada pelas tropas alemãs. Diante de um regime pesado, três ferroviários planejam sabotar uma linha de trem, mesmo que o quarto homem do grupo se esforce em tirar a ideia da cabeça dos colegas. O plano é executado e um trem descarrila, matando algumas dezenas de alemães. Como forma de retaliação, os três homens do grupo são condenados à forca. Só um deles, Sushenya (Vladimir Svirskiy), acaba sendo libertado. Acontece que essa liberação sem consequência e nenhum motivo aparente acaba levantando algumas dúvidas em relação ao motivo por trás de tal decisão. Sushenya é acusado por seus próprios amigos e familiares de ser traidor e ter delatado seus colegas. Para tirar satisfação, são enviados à sua casa o oficial Burov (Vladislav Abashin) e seu braço direito, Voitik (Sergei Kolesov).

Ao longo do filme, vamos conhecendo mais sobre esses três homens. Assistir “Na Neblina” sem ter o conhecimento prévio do que se trata poderá deixar muita gente perdida. Como obra de arte, temos aqui um exemplo do que há de melhor no que diz respeito à precisão do trabalho de um diretor. Grande fã de planos-sequência e planos traseiros, Loznitsa faz da floresta que ambienta a narrativa a grande tela, que vai ganhando tonalidades de acordo com que vamos nos familiarizando com os personagens centrais e suas respectivas histórias.

Resumo
Data
Título
Na Neblina
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *