NÃO ME ABANDONE JAMAIS (2010)

Não Me Abandone Jamais | Never Let Me Go | dir. Mark Romanek | Reino Unido | ★★★

Não Me Abandone Jamais Poster

Ao procurar informações sobre “Não Me Abandone Jamais” antes de assisti-lo, eu percebi que descobria pouca coisa sobre o enredo. Os motes eram rasos e poucas informações eram dadas. Fui assisti-lo quase às cegas e nem imaginava que saber tão pouco sobre a história tinha sido muito benéfico tanto para as surpresas que tive nas revelações, quanto no próprio lirismo dessa obra. Justamente por não querer revelar muita coisa sobre a história, devo ser o mais superficial possível ao falar sobre a sinopse.

Basicamente, conta a história de Kathy (Carey Mulligan), uma mulher que nos conta sua infância num colégio interno misterioso. Sem saber ao certo do que se trata aquele lugar que guarda tantos segredos, Kathy se mantém sem se questionar, assim como todos os seus colegas. Ela se apaixona por Tommy, um novo garoto que possui constantes acessos de raiva (Andrew Garfield), mas ele acaba se envolvendo com a melhor amiga de Kathy, Ruth (Keira Knightley). Ao longo dos anos, acompanhamos a amizade dos três, que possuem uma causa nobre em comum. Eles contemplam, acima de tudo, o valor da vida num contexto sobre avanços científicos.

É importante também saber que “Não Me Abandone Jamais” não é um drama vazio. Ele apresenta inúmeras questões filosóficas que poderiam muito bem servir de base para um bom estudo teórico. Para quem quiser se aprofundar, o filme é baseado na obra homônima de Kazuo Ishiguro. No começo, eu julgava se tratar de um romance meloso, drástico e de um final extremamente previsível. Engano meu. Desde o começo, o mistério em torno do conceito de “Original”. “Missão” e “Possíveis” já demonstra que se trata de um drama calcado em uma ficção científica. Se visto como um drama, a obra é pesada. Tão denso que leva à exaustão. Como ficção científica, a coisa já é mais satisfatória, nos deixando maravilhados com a inteligência do roteiro.

Não se trata de um programa para a família. “Não Me Abandone Jamais” deve ser, acima de tudo, um filme feito para pensar e lastimar.

Resumo
Data
Título
Não Me Abandone Jamais
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

5 Comentários

  1. Um filme avassalador.Me deixou sem fôlego. Não esperava nada e saí do cinema quase sem acreditar que por pouco deixo escapar essa obra prima.O filme me deixou na tensão de uma corda de violino o tempo todo, pelo enredo, pela fotografia, pela direção impecável que fez todos atuarem magistralmente. Amplo e profundo estudo da sociedade e da alma humana.

  2. Este filme é ótimo. Como você, fui assistir sabendo bem pouca coisa a respeito, o que COM CERTEZA colaborou para minha apreciação.

    A atuação dos três é fantástica, mas eu não acho que houve um over acting não.

    A fotografia realmente colabora para o clima melancólico e é uma prova do belo trabalho técnico aqui.

    No geral gostei do filme um pouco mais do que você.

    Abraços.

  3. Ola Adecio!

    Parabens pelo blog, gostei mto desse se texto.

    Não me abandone jamais é pra se matar com faquinha de rocambole depois de assistir, rs. É denso e melancólico e qdo acaba vc fica refletindo sobre questoes da evolução e a humanidade.

    E a cena de Tommy saindo do carro? (chorei mtoo nessa parte, rs).

    Posso linkar seu blog lá no meu?

    Grd abraço!

    Natalia Xavier

  4. Então, gostei! A mistura de gêneros é muito interessante MESMO. Saí do filme emocionado e pensando muito sobre.

    Achei a Carey Mulligan muito bem e a Keira também. Só o Andrew que começa estranho mas nas cenas finais surpreende.

    No terço final ele apela um pouco pro dramalhão, mas ainda assim, a história como um todo compensa.

    Escrvi um texto bem curto só pra não dar spoilers. Mas com certeza é um filme bom de se discutir.

  5. Olha, resolvi ler pouco do teu texto já que estou muuuito afim de conferir este filme. Tudo nele me chama a atenção, desde o elenco ao saber que é uma mistura de ficção-científica com romance, rs [é. isso eu sei!].

    Estou torcendo para que chegue nos cinemas de minha cidade! abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *