NASCIDOS EM BORDÉIS (2004)

Nascidos em Bordéis | The Exorcism of Emily RoseBorn Into Brothels: Calcutta’s Red Light Kids | dir. Zana Briski, Ross Kauffman | EUA | ★★★★

Nascidos em Bordeis Poster

Nascidos em Bordéis” fala de uma parte da Índia que poucos querem ver. A fotógrafa inglesa Zana Briski foi, com a ajuda de seu amigo Ross Kauffman, fazer um trabalho de análise das prostitutas que trabalhavam nas vielas do distrito da Linha Vermelha, em Calcutá. Lá, Zana se deparou com uma realidade ainda mais entristecedora. Os bordéis estavam repletos de crianças convivendo com uma dura realidade. Enquanto as mães trabalhavam vendendo sexo por dinheiro em seus quartos, os pais geralmente estavam bêbados ou sob torpor de drogas alucinógenas. O que o futuro reservava para essas crianças não era nada animador. Para as meninas, principalmente, as chances de se tornarem prostitutas mais cedo ou mais tarde eram enormes.

Foi aí que Zana resolveu estimular a veia artística dessas crianças ao conceder uma máquina fotográfica para que cada uma delas registrar aspectos de suas vidas. O resultado é surpreendente. Um dos méritos de “Nascidos em Bordéis” é criar situações que intencionem o interesse do espectador. Além da luta de Zana para conseguir tirar o passaporte de Avijit ou conseguir vaga para as crianças em algum colégio interno, em um momento nos vemos apreensíveis em saber que todas elas passarão por testes de HIV.

O documentário também se desprende de julgamentos. Não é a intenção da idealizadora saber quais são as causas que levaram a essa situação, tampouco pretende apontar as escolhas (seria melhor dizer a falta delas) para que as mães dessas crianças se prostituam. É a realidade delas e, de certa forma, não tem muito pra onde correr. É de cortar o coração ver uma das meninas dizer “não há nada chamado esperança no meu futuro”. Ao ver que não é raro encontrar três ou até quatro gerações de prostituas numa mesma família, é difícil não se dar conta de que a tal menina carrega uma sina. Infelizmente, como o final do filme irá provar, essas mesmas janelas podem não ser alcançáveis. É preciso muito mais para que se tenha um final feliz.

Resumo
Data
Título
Nascidos em Bordéis
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *