NOTA DE RODAPÉ (2011)

Nota de Rodapé | Hearat Shulayim | dir. Joseph Cedar | Israel | ★★★★

Nota de Rodapé Poster

Se não me falha a memória, esse filme ficou em cartaz por uma ou duas semanas em uma única sala aqui em São Paulo, o que significa pouca visibilidade diante de uma série de filmes do Oscar que estrearam na mesma época. O problema é que “Nota de Rodapé” não é uma produção, digamos, fadada a pouca atenção. Ou seja, é um filme extremamente simpático e, muito por conta disso, merece ser descoberto. Eliezer Shkolnik (Shlomo Bar-Aba) é um homem que não se conforma com a sua carreira. Professor de uma prestimosa universidade israelense, ele dedicou sua vida inteira ao estudo do Talmude, o livro sagrado dos judeus. Sua minuciosa pesquisa filológica foi por água abaixo quando outro pesquisador lançou um trabalho que tornaria a grande obra de Eliezer obsoleta. O ápice de sua carreira foi uma citação em nota de rodapé no livro de um dos maiores estudiosos de Israel. Sua revolta em ser tão preterido no meio acadêmico fica mais evidente quando seu filho, Uriel Shkolnik (Lior Ashkenazi), tem o reconhecimento inverso do seu pai, já que lançou diversos best-sellers. Até que uma reviravolta vai fazer com que Uriel tenha que escolher entre uma guinada na carreira ou não afundar de vez a relação já estranha com seu pai. Preciso dizer que o diretor Joseph Cedar me ganhou já nas primeiras cenas de “Nota de Rodapé”. Somos induzidos a achar que um dos protagonistas está ganhando um importante prêmio quando, na verdade, ele está sendo obrigado a aplaudir aquele que seria o seu maior oponente profissional. Os dois personagens, por beirarem os desprezíveis, conseguem transpor humanidade. Até porque não é difícil encontrar acadêmicos com níveis semelhantes de egoísmo e competitividade de status. Sendo assim, fica complicado acreditar que “Nota de Rodapé”, um filme tão eficaz em tudo o que se propõe, tenha ficado com um posto tão indigesto no nosso circuito.

Resumo
Data
Título
Nota de Rodapé
Avaliação
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