O ABRIGO (2011)

O Abrigo | Take Shelter | dir. Jeff Nichols | EUA | ★★★★★

O Abrigo Poster

O Abrigo”, antes de ser uma vitrine para o trabalho fenomenal de Michael Shannon, é uma obra que possui uma tensão estranha, que chega a dificultar a minha parte em tentar resumir isso em palavras.

Em Ohio, Curtis (Michael Shannon) vive de maneira pacata com sua esposa Samantha (Jessica Chastain) e a única filha. Trabalhando em manutenção de poços, ele segue no seu cotidiano de maneira tranquila. Até que uma chuva com coloração estranha e aspecto oleoso – que mais tarde é adicionada a uma série de pesadelos e alucinações – faz com que Curtis se fixe na ideia de que todos estão por enfrentar uma grande catástrofe natural e, por isso, ele deve reformar um abrigo de terremotos no quintal de sua casa. Atormentado pelas visões fatalistas cada vez mais constantes e amedrontadoras, o pai de família não sabe ao certo se tudo o que presencia é real ou um indício de que possa estar caminhando para o mesmo destino de sua mãe, que está internada em uma clínica psiquiátrica por ter sido diagnosticada com esquizofrenia paranoide aos 30 anos.

Falar do filme sem falar do trabalho do ator Michael Shannon é algo impossível de ser feito. Ele praticamente encarna o seu personagem já na sua própria imagem. Shannon tem o tipo expressivo, estranho, um q de psycho mesmo. Um ponto bem pertinente do bom roteiro de “O Abrigo” é que o protagonista, ao contrário do que somos levados a acreditar, não é tratado de forma assumidamente desequilibrada. Logo nos primeiros sinais de que algo estranho está acontecendo consigo, ele vai lidando da forma mais racional possível, pesquisando em bibliotecas sobre o que seria o seu problema (se é que tem algum) e procurando profissionais da saúde mental para que, ao menos, descubram se suas visões são premonitórias ou um estágio inicial de uma esquizofrenia relacionada à sua própria genética. Com um dos finais mais relativos (no melhor sentido da palavra) que vi nos últimos meses, “O Abrigo” deveria ser muito mais lembrado. E como ainda não estreou por aqui, essa oportunidade ainda pode acontecer.

Resumo
Data
Título
O Abrigo
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *