O ARTISTA (2011)

O Artista | The Artist | dir. Michel Hazanavicius | França | ★★★★★

O Artista Poster

O Artista” é aquele tipo de filme que tinha tudo para ser maçante. Francês, mudo, preto-e-branco, saudosista e acadêmico. Não que essas características tornem o filme chato automaticamente, mas quando todas elas estão contidas em uma mesma produção, é praticamente certo que a obra seja vista com certa relutância. Mas se engana quem pensa que o filme é impassível.

Passado no final da década de 20, a história se inicia mostrando o auge do sucesso de George Valentin (Jean Dujardin), grande estrela de um poderoso estúdio hollywoodiano. Apesar de todo o sucesso, a chegada do cinema falado poderá irromper uma nova forma de ver filmes e, com isso, seus trabalhos poderiam se tornar obsoletos. Indiferente a essa nova realidade e confiante na sua costumeira forma de interpretar filmes mudos, ele continua estrelando os seus projetos, até onde eles possam emplacar. Mesmo casado, George mantém uma proximidade com Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma aspirante a atriz.

Quanto ao filme em si, não tem do que reclamar. “O Artista” é primoroso e, por razões óbvias, vai se sustentar basicamente na trilha sonora caprichadíssima, assim como o trabalho de composição do ótimo elenco, com atores que precisam ter intimidade com a forma expressiva do ator do cinema mudo. Astro de renome na França, Jean Dujardin é a grande destaque, tendo ele a oportunidade de ter um divisor de águas na sua carreira, que já conta com vitória em Cannes, Globo de Ouro, uma penca de prêmios da crítica e até um possível Oscar estando por vir. O que tem de melhor em “O Artista” (e que é ressaltado por não conter falas, trabalhando com os saudosos inter títulos) é a narrativa. Trata-se de uma verdadeira carta de amor ao cinema em sua essência, e, para um adorador convicto da sétima arte, acaba sendo um filme que irá agradar profundamente. É uma aposta certeira.

Espero que seja devidamente reconhecido pelo público em geral, embora eu saiba que o alvo está apontado para os fãs do cinema de verdade.

Resumo
Data
Título
O Artista
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *