O ENCOURAÇADO POTEMKIN (1925)

O Encouraçado Potemkin | Bronenosets Potyomkin | dir. Sergei M. Eisenstein | União Sovietica | ★★★★★

O Encouraçado Potemkin Poster

Trata-se de mais um filme obrigatório para todo e qualquer cinéfilo. “O Encouraçado Potemkin” é assim reconhecido por ser um dos pioneiros da montagem cinematográfica. É um dos filmes preferidos de Charlie Chaplin e Billy Wilder, tudo por conta das construções de uma das mais célebres sequências que a história do celuloide pôde contar. Falo da famosa cena da escadaria de Odessa, onde, numa mesma sequência, vemos uma criança pisoteada (e o desespero de sua mãe), uma freira que leva um tiro no olho e o carrinho de bebê descendo numa velocidade angustiante (imagem que ganhou uma centena de referências). O soturno “O Encouraçado Potemkin” é dividido em quatro partes.

Na primeira, poeticamente intitulada “Homens e Vermes”, acompanhamos o início da revolta protagonizada pelos marinheiros do navio Potemkin. Após passarem por uma série de humilhações (até carne podre era concedida para alimentação), Vakulinchuck (Aleksandr Antonov) resolve levantar voz e falar que ninguém era obrigado a passar por aquilo. Pela audácia, foi morto por um dos capitães de Potemkin, o que acabou tornando o marinheiro num mártir e inflamando ainda mais a rebelião. A notícia do que aconteceu com os marinheiros corre até a região conhecida hoje como a Ucrânia. E ali, populares acabam aderindo o que a história chamou de A Revolta de 1905.

Nada melhor do que a escadaria de Odessa para mostrar o embate entre os oficiais e a população civil. Afinal, a escada sempre foi instrumento alegórico para salientar a estrutura social de uma sociedade. Mas porque se fala tanto nessa cena? Sem tirar os méritos do restante do filme (o suspense criado no navio também merece destaque), não podemos negar que todo o desenrolar dessa parte de “O Encouraçado Potemkin” já reúne tudo o que Sergei Eisenstein poderia tomar como inédito. É aqui que sua criação ganha força e tomba ineditismo. O filme ainda é muito atual, principalmente se levarmos à risca a consciência de que a história nos ensina muitas coisas. Nesse caso, tanto em termos cinematográficos como em causas sociais.

Resumo
Data
Título
O Encouraçado Potemkin
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *