O ESCORPIÃO DE JADE (2001)

O Escorpião de Jade | The Curse of the Jade Scorpion | dir. Woody Allen | EUA | ★★

O Escorpião de Jade Poster

O Escorpião de Jade” é apontado por muitos como o pior filme de Woody Allen, pois demarca esta que é uma das fases mais constrangedoras de sua carreira. Para minha surpresa, não é dos mais vergonhosos, já que recentemente vi “Dirigindo no Escuro” (2002), esse sim um caso perdido. Curiosamente, essa série de filmes bizarros foi produzida pela DreamWorks, o estúdio de Steven Spielberg, que só teve problemas com Allen, que bolava filmes caros dos quais não traziam retorno em bilheteria. “O Escorpião de Jade” foi um dos maiores rombos para o estúdio e passou longe de se pagar. Entretanto, nunca interferiram no trabalho do diretor-roteirista, que certamente se divertiu fazendo mais um de seus experimentos, dessa vez se ambientado nos anos 40.

Aqui, Woody Allen interpreta CW Briggs, um investigador de companhia de seguros que vive em pé de guerra com sua nova chefe, a durona Betty (Helen Hunt). Ela, inclusive, mantém um caso com o chefe (Dan Aykroyd) casado. Durante a comemoração de aniversário de um dos colegas, Briggs e Betty participam do número de um hipnotizador vigarista, que faz uso do escorpião de jade para deixar suas vítimas em transe. Acontece que ele não desfaz a hipnose e faz com que Briggs, sem saber, roube jóias das casas que ele mesmo ajudou a montar esquemas de segurança. Obviamente a situação irá gerar uma série de confusões.

É curioso notar que “O Escorpião de Jade” funciona na sua premissa inicial, que é justamente o contraponto entre Briggs e a mulher que ele detesta (mas que no fundo ama). Acontece que esses mesmos personagens irão se juntar aos restantes para ficarem na insistência de parecerem chatos. É triste dizer que Woody Allen em raros casos chega à preguiça diante de tal impropério. O filme quase beirou sua decadência, muito embora saibamos que, com fluxo de um filme por ano, fica difícil manter boas obras a granel. Como eu sempre digo: ainda bem que Allen não tardaria em renascer sua genialidade.

Resumo
Data
Título
O Escorpião de Jade
Avaliação
21star1stargraygraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *