O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD (2012)

O Exótico Hotel Marigold | Weekend | dir. John Madden | EUA | ★★★★

O Exótico Hotel Marigold Poster

Fica fácil descobrir qual seria a principal simpatia desse filme. Bem simples. “O Exótico Hotel Marigold” nada mais é do que uma reunião de grandes monstros da interpretação fazendo tipos carismáticos, bem próximos do que vemos por aí, mas interpretados por atores mais jovens. A história focará num grupo de senhores e senhoras ingleses que, mesmo enfrentando problemas de relacionamento, saúde ou dinheiro, resolve embarcar para Nova Deli, especificamente num hotel que parecia ser um verdadeiro oásis em meio ao caos indiano, mas, chegando lá, depara-se com uma espelunca sem nenhum hóspede.

Entre os velhinhos estão: Evelyn (Judi Dench), que acabara de ficar viúva e vê na viagem a busca por uma nova descoberta; Graham (Tom Wilkinson), gay assumido que vai em busca de sua antiga paixão indiana; o casal Douglas (Bill Nighy) e Jean (Penelope Wilton); a racista Muriel (Maggie Smith); o mulherengo Norman (Ronald Pickup); e Madge (Celia Imrie), sempre com o desejo de encontrar um novo marido rico. As histórias de cada personagem pouco se entrelaçam (a exceção talvez fique por conta dos personagens de Judi Dench e Bill Nighy), restando daí uma sucessão de buscas, ainda mais sabedoria e redenção. A

Muriel de Maggie Smith, por exemplo, que não faz questão de esconder seu preconceito contra toda etnia não-britânica, será redimida da forma mais improvável e canhestra possível. Contudo, o que falta em concordância com a realidade no roteiro, sobra em simpatia na atuação de uma das atrizes mais expressivas ainda em atividade. Pena que o final seja excessivamente emotivo, o que não configura “O Exótico Hotel Marigold” como um trabalho convincente em sua totalidade. Possui diversos problemas, como o tratamento dado à Índia, que, embora seja levemente preconceituoso (o que já era esperado), tem aquele monte de indiano falando em inglês. Se fosse brasileiro, o filme seria praticamente uma novela de Glória Perez. Mas é difícil desgostar de um filme desses, que traz como temática algo que está se tornando cada vez mais escasso no cinema: a ideia de que a terceira idade também possui suas redescobertas.

Resumo
Data
Título
O Exótico Hotel Marigold
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *