O QUE HÁ, GATINHA? (1965)

O Que é Que Há, Gatinha? | What’s New Pussycat | dir. Woody Allen | EUA | ★★★

O Que é Que Há, Gatinha Poster

No ultimo natal eu ganhei de uma pessoa muito especial o livro “Conversas com Woody Allen” (de Eric Lax, Ed. Cosac Naify, 2008), uma obra que eu ainda não tinha na minha biblioteca pessoal. Nas primeiras folheadas eu já percebi que, para melhor aproveitar a experiência de conhecer mais a fundo o meu diretor preferido, eu teria que assistir a todos os seus filmes. Nesse novo empreendimento pessoal, assisti pela primeira vez “O Que é Que Há, Gatinha?”, importante por ter sido a primeira comédia a ser escrita por Allen, até então um comediante que se dedicava ao stand-up.

O garanhão Michael James (Peter O’Toole) não deixa de ceder aos encantos das mulheres. Isso causa grandes problemas, principalmente por conta de sua noiva, que o força a levá-la ao altar. Sem ter muito pra onde correr  e consciente de que não consegue sair de sua vida hedonista, ele busca ajuda com o psicanalista Dr. Fritz Fassbender (Peter Sellers), mas este mesmo não consegue colocar a sua própria vida em ordem.  Woody Allen interpreta Victor, amigo de Michael, que funciona como mais um alívio cômico para uma história já suficientemente desmiolada. Quer dizer, o “suficientemente” merece algumas ressalvas.

Assistir a “O Que é Que Há, Gatinha?” hoje pode ser um pouco arriscado para a nossa justa avaliação. É preciso alguns pressupostos. O filme não É de Woody Allen e o fato de ter sido escrito por ele não o torna genuinamente autoral. Existiram diversas alterações a fim de garantir público que queria rir do absurdo. Por conta disso, essa comédia acabou ficando completamente diferente de tudo o que viria de Woody Allen nos anos seguintes. Outro ponto que merece atenção é o fato de que a fita envelheceu bastante. As piadas já pouco funcionam, a dinâmica idem. O projeto inicialmente seria uma auto-referência do conquistador Warren Beatty (a frase “What’s New Pussycat?” do título original era um bordão do astro na época). Mofado e pouco interessante, vale muito mais para entrar em contato com o trampolim de Woody Allen do que qualquer outra coisa.

Resumo
Data
Título
O Que é Que Há, Gatinha?
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *