O QUE TRAZ BOAS NOVAS (2011)

O Que Traz Boas Novas | Monsieur Lazhar | dir. Philippe Falardeau | Canadá | ★★★★★

O Que Traz Boas Novas Poster

O Que Traz Boas Novas” é um filme pesado. Nesse caso, o pesado vem da poética relação do luto e a experiência movida nas nossas vidas. Se a morte é em si um tabu dentro de um ambiente escolar, o que dirá, então, de um suicídio? É esse o desafio travado pelo diretor Philippe Falardeau. Com uma temática tão incômoda – porém convidativa -, este é um exemplo para nos mostrar que uma surra moral pode ser muito mais abaladora quando a enfrentamos em silêncio.

Numa escola suburbana, as crianças de uma turma de quarta série são surpreendidas com a notícia de que a professora se enforcou na própria sala de aula. A tragédia, que vai se transformando num grande conflito interno principalmente para dois dos alunos, é remediada pelo morno apoio da administração da escola. A responsável pela instituição agora busca por um substituto para dar continuidade ao ano letivo das crianças, uma tarefa que, diante da situação, não possui candidatos. Até que chega até lá o carismático Bachir Lazhar (Mohamed Fellag), um imigrante argelino que, por conta própria, prontifica-se em ser o novo professor daquela turma. Entre desafios em fazer com que os pequenos tomem contato com Balzac e expressem-se cada vez mais, Lahzar ainda precisa enfrentar as consequências de seu trágico passado, tendo que se esquivar de uma possível extradição.

Levando em consideração as discussões sobre o ensino e a relação dos estudantes e seu professor, “O Que Traz Boas Novas” – que chegou a concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro – poderia fazer um interessante diálogo com “Entre os Muros da Escola” (2008), mesmo que sejam dois filmes que relatam o cotidiano de duas escolas completamente diferentes no tocante às classes sociais. Para ser esperançoso (e reconhecendo que isso possa parecer um tanto quanto piegas), eu acredito que um dos motivos pelos quais eu continuo escrevendo nesse blog está no fato de semear um pouco mais de materiais para que pessoas encontrem experiências que possam confrontar-lhes. A cultura é, portanto, um meio para isso.

Resumo
Data
Título
O Que Traz Boas Novas
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *