O SONHO DE CASSANDRA (2007)

O Sonho de Cassandra | Cassandra’s Dream | dir. Woody Allen | EUA | ★★★

O Sonho de Cassandra Poster

Muita gente fala pouco (e mal) desse “O Sonho de Cassandra”, muito taxado como um dos representantes de uma das fases mais fracas de Woody Allen. O que me surpreende é que o filme está bem longe de ser uma bomba. Óbvio que tem seus problemas, que se concentram basicamente num desfecho cujo os personagens centrais tomam atitudes que não condizem com o que os arcos dramáticos estavam sendo desenvolvidos na história. Fora isso, “O Sonho de Cassandra” traz uma ótima discussão mergulhada na culpabilidade, momentos que beiram a tensão de Hitchcock e dois atores em momentos de inspiração.

Em Londres, dois irmãos estão prestes a comprar um pequeno barco, do qual será intitulado como “Cassandra’s Dream”. Ian (Ewan McGregor) gerencia o restaurante da família enquanto seu pai está afastado, mas quer na verdade investir numa rede de hotéis na Califórnia e realizar seus ambiciosos sonhos, mas ainda não tem o dinheiro suficiente para conseguir o que quer. Após conhecer a atriz Angela (Hayley Atwell), ele anseia pelo montante necessário para o tal investimento. Terry (Colin Farrell) é um mecânico casado com Kate (Sally Hawkins). Viciado em corridas de cachorro e jogos de carta, ele se vê em meio a uma enorme dívida com agiotas. A única pessoa que poderia ajuda-los é o tio Howard (Tom Wilkinson), que construiu um império com clínicas pelo mundo. Ao pedir ajuda para ele, Ian e Terry terão que faz algo em troca, uma atitude que mudará suas vidas completamente.

Pela primeira vez, Woody Allen abre mão do seu infalível jazz para dar lugar à trilha original assinada por Philip Glass (“As Horas”, “O Show de Truman”), que dá o tom certo para o filme. Possui referências da mitologia grega (Cassandra é uma profetisa que, após maldição de Apolo, ninguém mais acredita) e uma tensão muito condizente com os acontecimentos que vão sendo deflagrados. Funciona até o seu final, pelo menos.

Resumo
Data
Título
O Sonho de Cassandr
Avaliação
31star1star1stargraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Um comentário

  1. Para mim é um dos filmes “menos legais” de Woody. Tenho um colega que sempre se refere a ele como “aquele filme chato de Woody Allen, aquele que tem um barco” hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *