O TURISTA ACIDENTAL (1988)

O Turista Acidental | The Accidental Tourist | dir. Lawrence Kasdan | EUA | ★★★★★

O Turista Acidental Poster

Este é um filme bem típico dos dramas de finais dos anos 80 que hoje possui uma aura nostálgica e triste. Sim, “O Turista Acidental“, apesar de muitos o considerarem uma “dramédia”, eu o vejo como um drama genuíno. Ora, o longa já retrata de imediato o drama de um casal que perdeu o único filho em um trágico episódio envolvendo um assalto. Depois disso, há um divórcio disfarçado em mútuo abandono e a tentativa de se reencontrar num mundo que pouco faz sentido. De maneira mais reducionista possível, é isso o que ocorre com o nosso protagonista, interpretado de maneira simples e humana por William Hurt.

Após a perda do filho, Macon Leary (William Hurt), ele se separa de Sarah (Kathleen Turner). Ele é um homem de poucas palavras e ausente por conta de seu trabalho, que consiste em viajar mundo afora para escrever suas resenhas. Após a separação, ele vai morar na casa de seus irmãos metódicos e sem ter onde deixar o seu cachorro para conseguir viajar, recorre a um hotel de animais, cuja dona é a excêntrica Muriel Pritchett (Geena Davis). Logo os dois começarão a se envolver.

É interessante notar a construção de personagem em cima de Macon. Ele é um intelectual de poucas palavras, quase incapaz de demonstrar algum tipo de reação. Logo no primeiro ato de “O Turista Acidental” já o conhecemos dessa maneira, mas ao longo da história, pudemos ver que ele pode não ter sido sempre assim. A morte prematura do filho pode ter sido determinante ou, pelo menos, ter acentuado sua insatisfação constante com a vida. E não é a toa que sua esposa resolve seguir uma vida longe dele, justificando que, no momento em que ela mais precisou, foi obrigada a se deparar com um homem frio e distante. E essa personalidade chocou-se de frente com Muriel, exatamente o avesso do casal.

Por ser equilibrado demais, “O Turista Acidental” não tem grandes admiradores. O que posso dizer é que o filme é bem intencionado e vai agradar, principalmente, aos fãs de bons dramas conflitantes.

Resumo
Data
Título
O Turista Acidental
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *