OS DESCENDENTES (2011)

Os Descendentes | The Descendants | dir. Alexander Payne | EUA | ★★★★★

Os Descendentes Poster

Já faz algum tempo que George Clooney abandonou – presumo que de vez – a imagem de galã, fazendo papéis discutíveis que o estagnaram numa zona de conforto por anos. De uns tempos para cá, a coisa veio mudando. Com esse “Os Descendentes”, o ator tem mais uma chance de acumular prêmios e chegar a um status que já era esperado em sua interessante carreira.

Aqui, ele interpreta Matt King, um advogado de sucesso que vive no Havaí (um lugar pouco retratado no cinema hollywoodiano). Ele está passando por situações bem dramáticas. Sua esposa se encontra em coma após um acidente no mar. Cabe a ele cuidar da filha caçula, de dez anos, e trazer a filha mais velha, a rebelde Alexandra (Shailene Woodley), para ajudá-lo nas questões familiares e a discussão acerca da eutanásia da mulher. Como se não bastasse isso, ele descobre que sua esposa o traia com um homem do mesmo local, e todas essas situações poderão influenciar na difícil decisão de vender as terras milionárias de seus antepassados.

Logo no início do longa, o protagonista se refere à família como um arquipélago, onde as partes fazem, em conjunto, de um todo, mas que aos poucos vão se distanciando. Essa temática é o motor de “Os Descendentes”, que é, acima de tudo, um filme sobre família e em como ela pode ser o verdadeiro refúgio de um homem que antes dava mais valor às realizações profissionais em detrimento das pessoais. Acompanhar esse grande arco que terá Matt King é o melhor de ser visto no filme, através de confrontos, choques de realidade, e muitas reações inesperadas. Matt King pode não ter certeza, mas tudo o que acontece com ele é uma forma (mesmo que forçada) de torná-lo um homem melhor.

Com roteiro co-escrito escrito por Alexander Payne (de volta à ativa após jejum de sete anos) – baseado no livro da havaiana Kaui Hart Hemmings -, “Os Descendentes” faz uma definição do que é uma dramédia (drama + leve tom de comédia) de verdade, salientando a perspicácia dessa classificação.

Resumo
Data
Título
Os Descendentes
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *