OS SUSPEITOS (2013)

Os Suspeitos | Prisoners | dir. Denis Villeneuve | EUA | ★★★★

Os Suspeitos Poster

Quando saí do cinema, eu não sabia ao certo se havia gostado de “Os Suspeitos”. Não que o filme não tenha suas qualidades, pois se trata de uma boa produção acima da média (embora procedural), e sim porque ele foi insistentemente vendido como uma das melhores coisas do ano, título muito atribuído por ter caído nas graças da crítica norte-americana. Dirigido pelo canadense Denis Villeneuve (que conquistou grande sucesso com sua obra-prima “Incêndios”, de 2010), o filme vai retratar o drama de duas famílias vizinhas que, num dia de Ação de Graças, tem suas duas filhas caçulas sequestradas. O pai de uma delas, Kelles (Hugh Jackman), fica desesperado. O principal suspeito é o introspectivo Alex (Paul Dano), mas, por falta de provas organizadas pela investigação do detetive Loki (Jake Gyllenhaal), o cara é solto. Kelles, que tem a certeza de que o suspeito é responsável pelo seu drama, irá sequestra-lo para fazer com que ele confesse e apresente o paradeiro das crianças. Se visto como uma metáfora religiosa, “Os Suspeitos” se torna muito mais interessante. Não são poucos os momentos em que fica óbvia a devoção por parte de Keller e sua família. E, quando ele julga necessária à sua própria cruzada em busca de respostas sobre o desaparecimento da filha, ele vai iniciar uma verdadeira sessão inquisitória com o cara que, aparentemente, não teria condições para ceder a tal violência. Até mesmo a beleza da cena em que ele não consegue completar o Pai-Nosso acrescenta peculiaridades do roteiro escrito por Aaron Guzikowski. Mesmo com uma duração que não se justifica, o filme fecha com um bom final que, embora não tenha agradado muitas pessoas por conta de sua ambiguidade, me satisfez por ter construído um clímax interessante e condizente com a forma como fora empregado o principal signo do filme. Com isso, “Os Suspeitos” fica dividido entre dois filmes: uma previsível investigação e um interessante conto moral.

Resumo
Data
Título
Os Suspeitos
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Um comentário

  1. É difícil mesmo esse lance das expectativas criadas num filme, ainda mais quando ele vem cheio de elogios e todo mundo falando que é um dos melhores filmes do ano.

    Eu particularmente não botava nenhuma fé no filme (nem sabia antes de assistir que era do canadense que fez o EXCELENTE Incêndios) e até demorei de assistí-lo, mas não me arrependi.

    Para mim um dos melhores suspenses do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *