PARA ROMA COM AMOR (2012)

Para Roma Com Amor | To Rome with Love | dir. Woody Allen | EUA | ★★★★

Para Roma Com Amor Poster

Em “Para Roma Com Amor”, Woody Allen chega à Itália, local que será palco para quatro histórias paralelas. O casal de norte-americanos Jerry (Woody Allen) e Phyllis (Judy Davis) vai à Roma para conhecer o namorado italiano da filha. Ao conhecer a família do conquistador, Jerry fica encantado com a voz de tenor do pai do genro. Em outro ponto, John (Alec Baldwin) navega por reminiscências de seu passado em Roma, ilustrado por quando Jack (Jesse Eisenberg) conhece Monica (Ellen Page), amiga de sua namorada, por quem se apaixona. Ainda resta a história de Leopoldo (Roberto Benigni), um italiano e pai de família pacato que de repente vê sua vida transformada em assunto da mídia e passa a ser um “famoso por ser famoso”. E por último, acompanhamos a chegada do jovem casal interiorano formado por Antonio (Alessandro Tiberi) e Milly (Alessandra Mastronardi) à Roma e seus desencontros envolvento um astro italiano e uma prostituta (Penélope Cruz). Como se pode ver já no roteiro, Woody Allen salpica seu filme com temperos bastante convencionais à sua obra, principalmente no que diz respeito à suas referências, como Fellini. As comédias italianas tipicamente episódicas também são muito lembradas aqui, sem parecer algo gratuito e ineficaz.  A fama está presente em praticamente todas as histórias de “Para Roma Com Amor“. É o cara que tem que lidar com os seus quinze minutos de fama, a garota vislumbrada por um mundo que ela só conhecia pela tela do cinema, o tenor que é aliciado por um diretor e até uma jovem (a personagem de Ellen Page) que teria coragem de largar qualquer projeto pessoal em nome de reconhecimento. Apesar de isso tudo ficar elucidado por um personagem no final do filme, Woody Allen projeta a sua própria opinião, assim como fica evidente o seu parecer sobre a hora do descanso, a eminente aposentadoria, que, para ele, seria o mesmo que estar morto.

Resumo
Data
Título
Para Roma Com Amor
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

8 Comentários

  1. Gostei deste novo trabalho de Woody. Não tem o mesmo requinte de “Meia noite em Paris”, mas é um filme bem divertido, diria que um dos mais divertidos de sua filmografia.

  2. Eu não gostei dos personagens, nem das tramas em si. Mas gostei muito do que cada uma representa. Mesmo não trazendo o estopim criativo do cineasta, é um filme autêntico de sua filmografia. (***)

  3. O filme não é muito regular e tem uma passagem ou outra menos inspirada, mas é impossível não se render ao talento de Woody Allen e não se divertir com “Para Roma Com Amor”.

    Ótimo realmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.