PELO MALO (2013)

Pelo Malo | dir. Mariana Rondón | Venezuela | ★★★★★

37ª Mostra Internacional de São Paulo

Pelo Malo Poster

Pelo Malo” acabou despontando como um dos meus filmes prediletos na minha seleção particular da 37ª Mostra Internacional de São Paulo. Não tem como não ficar encantado com tamanha beleza narrativa num filme que, através de desdobramentos que por vezes expurga qualquer discussão política acalorada, obedece as suas próprias convicções.

Na periferia de Caracas, vive Junior (Samuel Lange Zambrano), um garoto de nove anos com uma sensibilidade que o difere dos outros meninos da humilde região em que mora. Suas férias estão acabando e ele tem que tirar logo uma foto para colocar na sua carteirinha. Seu maior sonho é alisar seus cabelos crespos (vem daí o título original que, se traduzido ao pé da letra, significa “cabelo ruim”) e se vestir igual ao seu cantor preferido. O problema é que sua mãe, Marta (Samantha Castillo), fará de tudo para que tal desejo não seja realizado. Por sinal, ela se incomoda em perceber que seu filho tenha trejeitos que poderiam torná-lo homossexual. A única que não vê problemas nisso é a avó paterna (Nelly Ramos), que prefere estimular a fantasia de Junior.

Em seu terceiro longa, a venezuelana Mariana Rondón constrói um filme naturalista, que nos aproxima daqueles personagens de tal maneira, que fica quase impossível nos desvencilharmos de compaixão. Em palestra realizada na mesma sessão em que o filme foi exibido, Mariana, que é filha de guerrilheiros, disse que sua intenção era fazer uma obra de olhares, em como o filho vê sua mãe, e vice-versa. Para mim, “Pelo Malo” foi um filme de duelo. Cruel e muitas vezes injusto, é verdade. Mas é a vida como ela é. A ignorância de Marta – que desde já concorre na minha categoria pessoal de pior mãe do ano – é de uma inescrupulosidade impressionante. A mulher investe até mesmo na forçada presença de uma figura masculina para resgatar a virilidade no garoto, o que pode ser tangenciado nas suas próprias atitudes.

Pelo Malo” sofreu duras críticas dos chavistas em sua terra natal. O burburinho (que de certa forma ajuda o título) será ainda maior quanto estrear por lá no ano que vem.

Resumo
Data
Título
Pelo Malo
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *