PEPI, LUCI, BOM E OUTRAS GAROTAS DE MONTÃO (1980)

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão | Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón | dir. Pedro Almodóvar | Espanha | ★★★★

Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão Poster

Engana-se quem pensa que “Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão” é daqueles filmes a serem desconsiderados na filmografia de Pedro Almodóvar. E eu nem vou dizer que deve ser levado em consideração simplesmente por ser o primeiro longa em que o diretor espanhol filma em 16mm (abonando de vez as suas experiências em Super 8), mas também porque é cinema marginal puro, dos mais debochados e escandalosos que mal poderíamos imaginar numa Espanha que acabara de sair do período franquista.

No subúrbio de Madri, Pepi (Carmen Maura) vive feliz em seu apartamento, onde mantém em vasinhos as suas queridas plantas de maconha. Mas o policial que aparece em sua casa acaba a estuprando. O problema é que ela pretendia vender a sua virgindade e agora declara vingança ao homem que a abusou. Para isso, ela traz para seu time de aliadas Luci (Eva Siva), a esposa do policial, que na verdade se mostra masoquista. Esta, por sinal, engata o romance com Bom (Alaska), uma jovem líder de uma banda punk.

As três personagens serão as grandes retratas pelo filme, que parece ter sido todinho feito para escandalizar os pressupostos da própria sociedade em que está inserida. Para isso, Almodóvar não poupa em cenas como um concurso de ereção ou uma chuva dourada bizarra (quem não souber o que significa, o Google está aí pra isso). Mesmo com relativo sucesso alcançado, “Pepi, Luci, Bom e Outras Garotes de Montão” não se tornou o primeiro sucesso internacional de Pedro Almodóvar, algo que só viria acontecer com “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos” (1988), também estrelado por uma de suas principais musas e amiga pessoal, Carmen Maura.

Para quem se diz fã não só de Almodóvar, mas da estética kitsch, está aí uma ótima oportunidade de ver tudo em sua formação. Pode parecer estridente, mas pelo menos é minimamente divertido.

Resumo
Data
Título
Pepi, Luci, Bom e Outras Garotes de Montão
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *