PODEROSA AFRODITE (1995)

Poderosa Afrodite | Mighty Aphrodite | dir. Woody Allen | EUA | ★★★★★

Poderosa Afrodite Poster

Posso dizer sem medo que este exemplo é, de longe, o melhor filme de Woody Allen nos anos 90. Possui uma discussão moral que não é muito vigente no estilo do diretor e roteirista, que se utiliza de um coro grego para narrar a história de um homem aparentemente comum e sua saga para fazer um ato heroico. Tudo isso, contudo, sem abandonar o bom humor que lhe é característico.

O cronista esportivo Lenny Weinrib (Woody Allen) é pressionado pela esposa – a galerista de arte Amanda (Helena Bonham Carter) – a adotar um bebê. De acordo com que vai crescendo, o garoto demonstra cada vez mais inteligência, o que chama atenção do seu pai. Decidido a descobrir a identidade da mãe biológica de seu filho, Lenny decide buscar informações no centro de adoção. Depois de algumas pesquisas, ele encontra a mulher que tanto buscava. Sua surpresa será grande ao conhecer Linda Ash (Mira Sorvino), uma prostituta nova-iorquina que é também conhecida pelo pseudônimo de Judy Cum na indústria pornográfica. Lenny finge ser um cliente para ajudar Linda a abandonar a vida fácil e se tornar a mãe que seu filho poderá conhecer futuramente.

Poderosa Afrodite” tem, como principal encantamento, o roteiro brilhantemente escrito, como de praxe, pelo próprio Woody Allen, que irá amarrar todos os acontecimentos através dos narradores gregos, com direito a passagens que marcam conceitos de deus ex machina e um desfecho que, de tão irônico, já se encontra no panteão das melhores histórias by Woody Allen. Inicialmente, a voz adotada por Mira Sorvino para compor sua personagem pode causar irritação, mas é certo dizer que foi graças a sua insistência em cair na caricatura (dizem que contra as recomendações do próprio Woody Allen), ela conseguiu, por fim, fazer o seu melhor trabalho no cinema desde então.

Apesar de ser principalmente conhecido por ter dado prêmios à Mira Sorvino, “Poderosa Afrodite” merece ter sua moral elevada, já que está entre os filmes mais notórios na carreira daquele que nunca se cansa em nos presentear comédias imprevisíveis e (por isso mesmo) inteligentes.

Resumo
Data
Título
Poderosa Afrodite
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

  1. Concordo plenamente! Adoro esse filme e o toque especial do coro grego narrando e dramatizando a história de Lenny!
    Sou fã do Woody Allen e das suas ilustres obras. E esse filme com certeza está no meu top 5 junto com “Tudo pode dar certo”, “Meia noite em Paris”, “Match Point” e “A Rosa Púrpura do Cairo”.

  2. Ei, cara, muito boa a crítica. Aliás, o seu blog todo é muito maneiro.

    Gosto muito de Woody Allen, mas este aí nunca tinha visto. Por sua causa tô indo agora assistir Poderosa Afrodite.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *