POLISSIA (2011)

Polissia | dir. Maïwenn | França | ★★★★★

Polissia Poster

Com o título escrito propositalmente errado por ser ligado a um tema com crianças, “Polissia” não pode ser confundido com um filme que trata de abusos infantis. Ou melhor, de forma bem resumida, trata do dia-a-dia dos policiais que prestam serviço na BPM (Brigada de Proteção aos Menores), com todos os problemas existentes ali. Porém, não se trata de uma trama envolta em um crime de estupro, um caso único a ser desvendado ou algo parecido.

Aqui, o enfoque está nos dramas pessoais e profissionais de cada um dos interessantes policiais. Desde Iris (Marina Foïs), que sofre de distúrbios alimentares e sonha em ser mãe, até Fred (Joey Starr), um homem com forte valor de justiça, mas que está com o casamento em ruínas. E esses são apenas dois exemplos das várias personas que interagem, brincam, dançam, lutam para defender as crianças até daqueles que deveriam protegê-las (pais, professores, avôs, tutores, etc.), e, como em qualquer outro ambiente de trabalho, também brigam. Brigas feias, por sinal. Em meio a isso, a fotógrafa Melissa (Maïwenn) é chamada para registrar os diversos momentos do departamento. Ela é interpretada pela também diretora de “Polissia”, que assinou o roteiro ao lado de Emmanuelle Bercot (também presente no filme, mas sem grande destaque).

Algumas cenas chocam, mas não é pelo teor criminoso que elas representam. De certo modo, O FILME até passa de maneira quase desprendida dos crimes de pedofilia, de tráfico de menores, ou abusos religiosos. Os momentos mais difíceis estão no modo como os policiais da BPM se relacionam. E nem posso dizer muito sobre uma determinada cena (esta já de natureza de embate entre duas policiais parceiras), que nos surpreende pela intensidade do confronto, evidenciando tanto a já citada interação dos atores quanto o roteiro, que cuidou do suporte construtivo para que a tal cena ganhe a força que deveria ter. Eu recomendo assistir “Polissia” por tudo o que falei e também por tudo o que pode resultar no julgamento de cada um. Não precisa concordar, mas, pelo menos, reconhecer que filmes de bom grado suscitam uma discussão viável para a sociedade. Corra e veja!

Resumo
Data
Título
Polissia
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *