QUEIME DEPOIS DE LER (2008)

Queime Depois de Ler | Burn After Reading | dir. Ethan Coen, Joel Coen | EUA | ★★★★★

Queime Depois de Ler Poster

Um dos motivos pelos quais eu gosto tanto dos irmãos Ethan e Joel Coen é que eles não se acomodam facilmente. O fato de ter ganhando o maior prêmio do Oscar por “Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007) não foi motivo para o sucesso subir à cabeça e se predispor a lançarem somente filmes acadêmicos. No ano seguinte, entra em cartaz “Queime Depois de Ler”, que é basicamente uma sátira de filmes de espionagens, porém cheio de mal-entendidos que resultam numa história sobre… nada.

Vejamos: Linda Litzke (Frances McDormand) é uma atendente de academia não satisfeita com o corpo. Ela deseja fazer no mínimo quatro cirurgias plásticas para sentir-se realizada. Até que um CD-ROM cheio de informações aparentemente confidenciais aparece no vestiário feminino da academia. Com ajuda do colega Chad (Brad Pitt), ela tenta chantagear o dono das tais informações para adquirir dinheiro, do contrário, irá entregar a mídia para o consulado russo. Do outro lado da história, o ex-agente da CIA Osborne Cox (John Malkovich) pede demissão por não concordar com o remanejamento de cargo e resolve escrever um livro de memórias, enquanto sua esposa Katie (Tilda Swinton) o trai com um policial paranóico também casado Harry Pfarrer (George Clooney).

Todos esses personagens irão se cruzar numa narrativa que, apesar de não ter nenhum conteúdo factual, é inteligente e muito bem amarrado. As tentativas dos oficiais em desvendar tudo o que está por trás desse emaranhado de acontecimentos são sensacionais. Os Coen, por sinal, não têm receios em apostar em passagens e figuras que não acrescentam em nada na narrativa (vide a esposa escritora de livros infantis) e descartar personagens importantes no melhor estilo Tarantino de ser. “Queime Depois de Ler”, apesar de ser reconhecido como um “filme menor” dos Coen, é talvez um dos trabalhos mais impagáveis da dupla, que fecha a sua “trilogia dos idiotas” antecedida com “E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?” (2000) e “O Amor Custa Caro” (2003).

Resumo
Data
Título
Queime Depois de Ler
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *