SCOOP – O GRANDE FURO (2006)

Scoop – O Grande Furo | Scoop | dir. Woody Allen | EUA | ★★

Scoop Poster

É difícil chegar ao ponto de concordar de que, sim, nem sempre Woody Allen funciona. Mesmo assim, jamais poderia o considerar como um “mestre em decadência”. Nem hoje, nem mesmo numa safra de filmes duvidosos que ele lançou em meados da década passada (as exceções ficam, é claro, para “Ponto Final – Match Point” e “Vicky Cristina Barcelona”). Sem quebrar a tradição de lançar um filme por ano há tanto tempo, fica difícil ser infalível. Em “Scoop – O Grande Furo”, Allen prova que gostou mesmo de trabalhar com Scarlett Johansson e a transforma em musa da vez. Ao transformá-la em seu alter-ego feminino, o diretor parece não se dar conta de que ela pode ser carismática e ter uma inegável beleza, mas não é nada engraçada, deixando-a somente atropelar palavras com pouca convicção.

Aqui ela interpreta Sondra Pransky, uma estudante norte-americana de jornalismo que está passando um período em Londres. Numa ida ao show do mágico Sid Waterman (Woody Allen), ela é convidada para participar de um número de “desmembramento”. Quando entra na caixa em que vai sumir, ela tem a visão de um jornalista recentemente falecido que a entrega um furo jornalístico: o midiático assassino do tarô é o aristocrata Peter Lyman (Hugh Jackman). Sondra, com a ajuda do atrapalhado Sid, resolve investigar o suposto assassino para vender a história para um jornal de grande circulação, mas acaba se apaixonando pelo provável criminoso.

Canhestro e repleto de passagens forçadas e um pingo de verossimilhança, fica inevitável não dizer que Woody Allen fez um trabalho até mesmo preguiçoso. Com exceção de alguns lampejos de genialidade (“Eu era da religião judaica, mas me converti ao narcisismo.”)o cineasta investe muito melhor na apresentação do que será visto no filme do que no desenvolvimento do mesmo. Ainda que “Scoop – O Grande Furo” tenha se tornado um ato filho, jamais foi comprovada a indigesta teoria de que Woody Allen ficou “gagá”.

Resumo
Data
Título
Scoop - O Grande Furo
Avaliação
21star1stargraygraygray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *